Da Azeituna para os eventos da Microsoft ou a trabalhar para uma TED – assim podia ser um resumo da Youcanevent. A startup portuguesa criou uma plataforma para organização de eventos, que já ultrapassou fronteiras.
António Trincão e João Raminhos conheceram-se em ambiente académico – na Azeituna, a tuna da Universidade do Minho, se quisermos ser mais específicos. Durante cinco anos, os dois amigos organizaram eventos musicais e académicos, mas, no final do percurso universitário, surgia uma questão ligada à área dos eventos: «Onde encontrar vários fornecedores e receber propostas, de forma rápida e confortável?»
Assim surgia a Youcanevent que, através de uma plataforma, liga a comunidade de organização de eventos a fornecedores, em áreas como catering, decoração ou entretenimento.
De acordo com os fundadores, este marketplace é «sempre suportado por uma network de event experts para ajudar tanto clientes, como fornecedores em operações, gestão e publicidade para o evento».
Destinada a marketing ou event managers, a Youcanevent já ajudou a organizar eventos «de grandes marcas ou pequenas ou médias empresas, das áreas de vestuário, tecnologia, automóvel, desporto, etc», indicam António Trincão e João Raminhos.
Um modelo para a comunidade de fornecedores
O modelo de negócio da Youcanevent assenta na ideia de um marketplace, que liga os fornecedores aos clientes. Por cada venda feita, a Youcanevent recebe uma comissão, «em média de 15%», como indicam os fundadores. «Ou seja, se um fornecedor de catering vender um serviço a um cliente corporativo pelo valor de 500 euros, a nossa comissão é de 75 euros», explicam António e João.
De acordo com os fundadores, este modelo é apreciado pelos fornecedores: «A nossa comunidade de fornecedores adora trabalhar desta forma, porque a Youcanevent consegue garantir que os fornecedores recebam o pagamento até ao dia do evento na totalidade de 100%».
A entrada nos Estados Unidos
Em Abril deste ano, a Youcanevent foi seleccionada para um programa de aceleração nos Estados Unidos, que, de acordo com o TechCrunch, é um dos vinte melhores dos EUA. Assim, a empresa portuguesa vai receber um investimento até noventa mil dólares. O programa de aceleração BlueStartups, que se divide entre São Francisco e Honolulu, no Havai, vai dar «100% de apoio, recursos e logística para fazer a nossa operação em menos de duas semanas», indicam os fundadores da startup.
Mas, com o carácter global, quais são as mudanças na operação da empresa? «A gestão de uma startup tem diferentes estágios», explicam os fundadores. «Quando pretendemos passar de mil para cem mil, passa por criar uma gestão mais autónoma por cada elemento da equipa, confiando mais trabalho, delegando mais tarefas, procurando mais conhecimento, mais informação, mais recursos e apostar na constante formação de todos os elementos da equipa», explicam.
No futuro da Youcanevent está também a parceria com a TechMeetups, eventos que vão passar a contar com a organização da startup. «A TechMeetups foi um grande percursor da internacionalização para ganharmos relevância em mercados internacionais, como Barcelona e Nova Iorque.» Os eventos da TechMeetups têm carácter internacional, passando por Sydney, Londres ou Barcelona.
O conteúdo Youcanevent: festejar à escala global aparece primeiro em PCGuia.
Mais placas de vídeos e pc monstro