Conhecido anteriormente como Twitter, o X vai encerrar os anúncios de contas promovidas na plataforma. A informação foi revelada a partir de um e-mail enviado para clientes obtido pelo portal Axios.
As contas promovidas são um negócio antigo da plataforma que permite aos perfis atingir determinados públicos na rede. No caso, os anúncios aparecem na linha do tempo e incluem o botão “Seguir” para automopromoção.
E apesar de serem “fáceis de vender”, esses anúncios de seguidores promovidos são estáticos. Em outras palavras, não aproveitam de ferramentas multimídia que a plataforma oferece.
Não à toa, um representante da rede social disse aos clientes no dia 10 de agosto que o plano de encerrar o negócio “é parte de um esforço maior para otimizar a experiência do X, priorizando os formatos de conteúdo”.
Uma fonte familiarizada com as operações do antigo Twitter revelou que a decisão partiu do grupo de produtos da plataforma, e não da equipe de receita da companhia.
A mesma nota enviada aos clientes sugeriu que o processo de encerramento de anúncios de contas promovidas teve início na última sexta-feira (11), mas não está claro se a decisão foi 100% realizada.
Tiro no pé da X?
Vale destacar os ads das contas promovidas geram uma receita de US$ 100 milhões, o que significa apenas uma pequena parte dos ganhos publicitários da empresa.
Em contrapartida, a plataforma tem reportado uma perda significativa de receita publicitária e o bilionário Elon Musk ainda não conseguiu tornar a rede social lucrativa.
É dito que a decisão adotada vai estimular que os clientes desbravem outras formas de anúncios — incluindo campanhas de engajamento.
Mas se isso vai dar certo? Bem, só o tempo dirá…
Créditos: TecMasters