A Worten apresentou hoje, de forma oficial, o seu novo conceito de loja à imprensa. Há três espaços que já foram remodelados e, em 2017, seguem-se mais vinte.
Mário Pereira, administrador da Worten e Inês Drummond Borges, directora de marketing da marca, guiaram hoje os jornalistas pela nova loja do Colombo, a flagship desta insígnia, que agora tem uma área total de quatro mil metros quadrados.
O novo conceito de loja aplicado pela Worten tem como objectivo «enriquecer, de forma significativa, a experiência de compra que oferece aos seus clientes, tornando-a mais experimental e relacional», explicou Inês Drummond Borges.
Com esta nova ideia, que é apontada como sendo a base para a ‘Worten do futuro’, estas lojas adoptam novos espaços dedicados ao clientes, dos quais se destacam dois: os Expert Points, onde os funcionários da Worten ajudam no processo de compra e na clarificação de dúvidas, e o Worten Resolve, que agora está mais “simpático” – inclui cafetaria e zonas de espera mais convidativas.
O esforço da marca para tornar as suas lojas mais confortáveis e agradáveis vê-se em alguns detalhes: os corredores são mais largos, os produtos parecem estar mais bem apresentados e as bancadas de madeira dão uma sensação de conforto onde marcam presença, como por exemplo, na área de exposição de cozinha.
Este ajuste ao posicionamento da Worten no mercado vem na sequência da mudança de imagem que ocorreu há sensivelmente um ano: em 2016 (ano da comemoração do 20.º aniversário), a marca mudou de logótipo e adoptou um ‘W’ estilizado, a fazer lembrar um coração. Na altura, foi dito que as mudanças tinham sido feitas para tornar a Worten mais «próxima e envolvente».
A abordagem levou quase um ano a ser implementada, o que custou sete milhões de euros à empresa do Grupo Sonae. Para já, o conceito de ‘loja do futuro’ está presente em três superfícies comerciais (Colombo, Mar Shopping e numa zona comercial de Almada), mas em 2017 vai chegar a mais vinte lojas Worten- o orçamento para remodelações e renovações é de doze milhões de euros, sendo que neste valor também se incluem mudanças superficiais em outras cinquenta lojas).
Com a adopção da nova disposição de loja, a marca aproveitou para reforçar os seus dois pilares fundamentais: electrónica e electrodomésticos. E isso é uma coisa que se vê bem na loja do CC Colombo em Lisboa, com duas grandes áreas onde se nota a bipolarização do espaço. As áreas de experimentação de produto também foram aumentadas e renovadas, tudo para «potenciar a proximidade com o cliente», reforçou Mário Pereira, administrador da Worten.
Números da Worten em 2016/2917
Superfície da loja flagship do Colombo: 4 mil metros quadrados
Investimento apenas na loja do Colombo: 3,5 milhões de euros
Funcionários da loja Worten Colombo: 145
Lojas que vão ter o novo conceito em 2017: 20
Investimento de implementação do novo conceito em 2016: 7 milhões de euros
Investimento de renovação, abertura e remodelação para 2017: 12 milhões de euros
Quantidade de lojas que vão sofrer remodelações superficiais: 50
Novas lojas Worten a abrir em Portugal: 9
Novas lojas Worten a abrir em Espanha: 10
Investimento da Worten em Espanha para 2017: 11 milhões de euros
Total de lojas Worten em Portugal: 179 (incluindo Worten Mobile)
Total de lojas Worten em Espanha: 53
Funcionários Worten na Península Ibérica: 5 mil
Mais placas de vídeos e pc monstro