No mês passado, um rumor surgiu de que um novo notebook da linha Surface poderia contar com uma versão diferente do Windows 11. Já hoje (9), a Microsoft apresentou oficialmente o Windows 11 SE.
Assim como o Windows 10 S, o Windows 11 SE é uma versão dedicada para escolas e similares, que contém menos recursos para que os estudantes possam manter o foco em suas atividades.
Além de ser mais limitada, de acordo com o FAQ disponibilizado pela Microsoft, esta versão do sistema operacional também tem algumas características mais específicas, que são:
- O OneDrive armazena os arquivos de forma local para que os estudantes possam acessar seus arquivos mesmo sem internet;
- O Windows 11 SE vem com suporte a aplicativos de terceiros, como o Zoom e o Chrome;
- Estudantes não são capazes de instalar aplicativos Win32;
- Apenas administradores são capazes de alterar certas configurações;
- Aplicativos do Office vêm pré-instalados como parte da licença do Microsoft 365.
Ainda no FAQ, a Microsoft afirma que o Windows 11 SE não é destinado para um “uso individual”, uma vez que a pessoa não conseguiria instalar aplicativos livremente e nem mesmo conseguiria fazer o upgrade para outra versão do sistema.
[–quebra–]Fabricantes de notebooks têm acordo para usar Windows 11 SE
A Microsoft também anunciou que, além do Surface SE, outras fabricantes como Acer, Asus, Dell, Lenovo e Positivo devem ter produtos com o Windows 11 SE pré-instalado utilizando processadores da Intel e AMD, que devem ser concorrentes dos Chromebooks.
Sem uma data de lançamento definida, é esperado que os produtos e sistema cheguem ao mercado nos próximos meses. Mais informações sobre o sistema podem ser conferidas nesta página oficial da Microsoft.
Fonte: MSPoweruser
Fonte: KaBuM