O Subsistema do Windows para Android chegou à versão 1.0 e agora está pronto para o lançamento oficial. O WSA (Windows Subsystem for Android) é uma espécie de emulador nativo do Windows 11 que permite rodar aplicativos de Android baixados pela Amazon Appstore.
O anúncio foi feito pelo gerente de desenvolvimento de parcerias da Microsoft, Cory Hendrixson, por meio do seu perfil oficial no Twitter. A versão 1 não traz nenhum recurso novo, mas corrige os bugs antigos e melhora a estabilidade para executar APKs.
Dez novos países devem receber o suporte a partir de agora, fazendo o total saltar para 31. A atualização de hoje oferece suporte a várias pequenas ilhas do Oceano Pacífico. Confira a lista completa:
- Alemanha
- Andorra
- Austrália – Novo
- Áustria
- Bélgica
- Canadá – Novo
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Gibraltar
- Guernsey
- Ilhas Cocos (Keeling) – Novo
Ilhas Cook – Novo - Ilhas Heard e McDonald – Novo
- Ilha de Man
- Ilha de Natal – Novo
- Ilha Norfolk – Novo
- Irlanda
- Itália
- Japão
- Jersey
- Liechtenstein
- Luxemburgo
- Mônaco
- Nova Zelândia – Novo
- Niue – Novo
- Reino Unido
- San Marino
- Suíça
- Toquelau – Novo
- Vaticano
O que é o WSA?
Segundo Hendrixson, a loja da Amazon oferece mais de 50 mil de programas e jogos para rodar no PC sem dificuldade — esse número era de apenas 20 mil há pouco mais de um mês. Funciona de maneira parecida com os celulares: você faz o login na loja, escolhe o que deseja e toca no botão Instalar. É preciso ter tanto o WSA quanto a loja da Amazon para fazer as coisas funcionarem.
O funcionamento é igual aos dispositivos móveis, com a diferença de que você usará mouse e teclado físico em vez de toque na tela. Isso pode ser ótimo para certos jogos e para redes sociais, já que a digitação no teclado é mais fácil. Em agosto, a Microsoft fez melhorias para permitir o uso de gamepads e teclados em games do Android rodando no Windows 11.
O Subsistema do Android ainda estava em fazer de finalização nos últimos meses. Agora, com a chegada do Android 13 nos aparelhos celulares, é provável que o emulador esteja mais afinado do que nunca para rodar as soluções mobile no PC.
Cada desenvolvedor precisa fazer ajustes nos seus aplicativos se quiserem que eles rodam na plataforma WSA da Microsoft. Parece ser um trabalho muito proveitoso, já que a base de usuários do Windows é gigantesca no mundo inteiro.
Créditos: Clã Cobra