No final do ano passado a Volkswagen revelou na Europa as modificações e melhorias para a linha Golf 2017/2018, que incluem um visual levemente atualizado, novos equipamentos de segurança e conectividade, além de melhorias mecânicas como o novo motor 1.5 TSI Evo de 150 cv. Vamos conferir em detalhes um pouco de cada uma das novidades do famoso hatch alemão, que provavelmente virão para o modelo vendido no Brasil também.
Visual atualizado…
Os mais desatentos terão de ter algum tempo ao lado do Golf para perceberem as novidades do Golf 2018, visualmente falando as novidades são o para-choque frontal e traseiro que foram redesenhados, ficando mais moderno e fluído, além dos faróis que também receberam ganharam um novo desenho, eles ainda são de halogênio nas versões de entrada, porém agora além de contar com LED diurno em todas as configurações, podem dependendo da versão ser totalmente em LEDs ao invés de xenônio.
Enquanto na traseira as lanternas receberam uma nova lente e em todas as versões haverá iluminação por LEDs, inclusive as setas e luz de freio, deixando o Golf com visual mais futurista, por toda linha há ainda novas opções de cores para a carroceria e rodas maiores até aro 19.
Interior…
Do lado de dentro o Golf 2018 traz como atração um inédito painel de instrumentos com tela digital virtual, chamado de “Active Info Display” é um sistema bastante similar ao usado nos carros da Audi como no TT e A4, os mostradores tradicionais do painel de instrumentos foram substituídos por uma tela HD de 12.3 polegadas totalmente customizável com resolução de 1440×540 pixels, ou seja, ela exibe imagens bastante vivas e coloridas, e pode operar em vários padrões como: “Classic”, “Consumption & Range”, “Efficiency”, “Performance & Driver Assistance” ou “Navigation”, em cada um destes modos o visual é alterado, assim como o que exibido na tela.
No caso do modo “navegação” o painel de instrumentos vira um grande GPS que pode exibir imagens em 2D ou 3D, algo bem bacana e que pela primeira vez passa a ser empregado em um carro desta categoria, porém o painel de instrumentos digital será opcional para todas as versões do Golf, mesmo a GTI.
Outra novidade tecnológica no interior é o novo sistema multi-míida “Discover Pro” com tela gigante de 9.2 polegadas que traz resolução de 1280×640, além disso este sistema estreia a possibilidade de comandos por gestos, além dos tradicionais comandos por voz e pelos toques na tela. As versões de entrada virão também com um novo sistema, chamado “Composition Colour”, ele trará tela de 6.5 polegadas e resolução de 800×400 pixels, ficando no lugar do antigo que tinha 5 polegadas e apenas 400×240 de resolução.
Com estes novos sistemas “multi-mídias” e suas novas funções, a VW enxugou o número de botões físicos no painel do Golf, a cabine ficou com aspecto mais limpo é verdade, porém vai levar um certo tempo para o motorista se adaptar a achar tudo no sistema multi-mídia, no painel só restou mesmo os botões do sistema de ar condicionado.
Um Golf mais seguro e quase autônomo…
Outra atração no Golf 2018 deve ser a tecnologia embarcada, o carro ganhou um novo ACC (piloto automático inteligente), que funcionará em conjunto com o Front Assist with City Emergency Braking System, o Blind Spot Sensor, o Rear Traffic Alert, o novo Park Assist 3, e o Driver Alert System, e a novidades Jam Assist, com o Pedestrian Monitoring, esta salada de recursos eletrônicos de ponta, permitirão ao Golf 2018 realizar tarefas como andar literalmente sozinho no transito pesado nas cidades como São Paulo, ou seja, no transito o carro anda e para, seguido o veículo da frente de forma automática – o sistema ainda não faz curvas sozinho mas pode ser manter na faixa da rua, podendo também detectar obstáculos e até pedestre no caminho do Golf e parar o veículo de forma automática em velocidades de até 60km/h.
Enquanto na estrada, os sistemas mantêm a velocidade e uma distância segura do veículo que vai à frente de forma automática, mantendo também o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, além de monitorar os pontos cegos ao redor auxiliando o motorista na hora de mudar de faixa. O Golf 2018 passa a ser o primeiro carro nesta faixa de mercado a contar com tais recursos, até então destinados apenas para veículos de luxo.
Porém é bom lembrar que este sistema não é autônomo, ou seja, o motorista não pode tirar as mãos do volante do Golf e pular para o banco do passageiro na estrada, assim que o carro detecta que o motorista não está mais com as mãos no volante, o carro alerta com sinais sonoros e visuais, caso o motorista não assuma novamente o controle da direção, o carro automaticamente liga o pisca alerta e começa a frear gradativamente até parar no acostamento.
Novo motor 1.5 TSi Evo de 150 cv e câmbio DSG de sete marchas….
Na parte mecânica o Golf 2018 estreia na Europa o mais novo motor da família EA211 TSi, trata-se de um bloco 1.5, turbo a gasolina, com injeção direta, quatro cilindros, chamado oficialmente de 1.5 TSI Evo, ele terá dois níveis de potência 130 cavalos com 20 kgfm de torque e 150 cv com 25 kgfm de torque.
O 1.5 mais econômico que 1.0…
O novo motor 1.5 TSI Evo ainda trará um inédito sistema de desativação de cilindro chamado “Active Cylinder Management (ACT)”, ele permite ao motor desligar até 2 dos quatro cilindros do motor quando não é exigida tanta potência, dados divulgados pela Volks afirmam que a versão de 150 cv pode fazer até 20km/l, e a configuração com 130 cv vai ainda mais longe rodando até 21.7 km/l. Há ainda o sistema Start/Stop e o modo de condução ECO que em velocidades de cruzeiro desacopla a marcha engatada para economizar combustível, é uma versão mais moderna e controlada da famosa banguela.
Um GTI mais potente…
A tradicional versão GTI do Golf ficou ainda mais potente na linha 2018, o motor 2.0 TSI recebeu alguns aprimoramentos e agora desenvolve 230 cv de força, ou 245 cv na versão GTI Performance – não vendida no Brasil, na mais potente o GTI 2018 vai de 0 a 100km/h em apenas 6.4 segundos e alcança os 250 km/h.
Novo câmbio de 7 marchas DSG…
Por fim a transmissão automática DSG de 6 velocidades foi substituída por uma nova caixa com 7 marchas, que promete maior desempenho e menor consumo de combustível.
No Brasil ainda deve demorar…
Na Europa as vendas do novo Golf 2018 devem ter início nos primeiro trimestre de 2017, porém no Brasil as novidades devem demorar um pouco para chegar, talvez chegue apenas no final do ano ou começo de 2018.
Créditos : Autos24h