As traças fazem parte da vida cotidiana das pessoas. Muitas vezes as vemos voando perto de armários e guarda-roupas. Algumas até aparecem à noite, já que são noturnas.
Em nossa casa, são responsáveis por esses pequenos buracos que aparecem em algumas roupas. Geralmente, também aparecem em recipientes onde a farinha ou cereais estão armazenados. Às vezes, também se instalam em escritórios e locais onde há muito papel.
Esses visitantes indesejados são as traças, pequenos insetos voadores que parecem inofensivos, mas que causam danos e desconforto.
Conhecendo melhor as traças
Que dados a zoologia nos dá sobre as traças?
- Elas pertencem ao grupo de insetos lepidópteros. Têm asas cobertas com pequenas escamas.
- São invertebrados, então, não têm esqueleto ou coluna.
- O corpo da traça está dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Além disso, elas têm três pares de pernas e duas asas.
- Diferem das borboletas nas antenas. Enquanto as antenas das borboletas têm uma aparência rígida, as das traças se assemelham a penas por seus filamentos.
- Para se reproduzirem, passam por 4 etapas: ovo, larva, crisálida e fase adulta. A reprodução é sexual e ovípara. Algumas espécies colocam até 300 ovos.
- O ciclo biológico das traças é curto. Porém, causam grandes danos em tecidos, papéis e produtos armazenados.
- Geralmente são noturnas, evitam a luz e se desenvolvem em lugares escuros.
Do que as traças se alimentam?
Em relação à alimentação desses pequenos insetos, devemos diferenciar:
- Traças adultas não se alimentam. São as larvas que devoram roupas, papéis, farinha e outros materiais. Isto é, quando você as vê voando, eles já comeram tudo.
- Preferem tecidos de origem animal. Os casacos, cobertores e tapetes de lã são sua comida preferida, mas também devoram colchas e objetos de decoração feitos com materiais naturais. Não gostam muito de materiais sintéticos, embora aceitem as mesclas de materiais e os tingidos.
- Entre aquelas que geralmente aparecem nas casas, estão as que baseiam sua dieta em farinhas e cereais. Elas são as responsáveis pelo aspecto desagradável que a farinha de trigo pode apresentar.
- Há um tipo que se alimenta de madeira. Perfuram móveis e madeiras velhas. Os admiradores de móveis antigos as conhecem bem e as detectam pelos pequenos buracos.
- Existem algumas que se alimentam do néctar de flores e partes de frutas e plantas. Geralmente, habitam os jardins e contribuem para a polinização. Este tipo de traças não nos prejudica, por isso, não é necessário combatê-las.
- Os profissionais agrícolas combatem as traças das lavouras, que consideram pragas. Suas larvas deterioram as culturas e impedem seu desenvolvimento normal.
- Recentemente, foi detectado um tipo de traça que causa reações alérgicas graves. É preta e tem muitos pelos no corpo, que são a causa de problemas de saúde. É necessário ter cuidado ao eliminá-las. Se for atingida por um sapato ou outro objeto, libera suas escamas, que contêm histamina, substância que dá origem às alergias.
Prevenir e combater traças nocivas
Como acontece em todas as áreas da vida, a prevenção é melhor que a luta. Como evitar a infecção em casa ou nas instalações comerciais para que não se infectem com traças? Existem vários métodos, que podem ser usados sozinhos ou em conjunto.
- Produtos naturais. É útil pendurar sacos de flores de lavanda, cascas de limão, varas de cedro ou cravo nos armários. São produtos muito aromáticos que repelem traças. É importante evitar o contato com as roupas, porque elas podem manchá-las.
- Naftalina e cânfora. Historicamente, têm sido as substâncias mais utilizadas para lutar contra esses insetos. Nossos ancestrais eram especialistas em colocar bolas de naftalina e cânfora nos bolsos dos casacos e nas dobras das roupas dobradas.
- Pulverizar as paredes e tetos com vinagre também é um bom método de prevenção. É útil para roupas e para cozinha.
- Sprays inseticidas. Muitos modelos e marcas estão no mercado. Eles não mancham e são inofensivos para a saúde. São uma opção muito confortável, especialmente adequada para rachaduras e fissuras.
É necessário evitar que as traças ocupem casas ou outras instalações, porque, depois que se instalam, dá muito mais trabalho eliminá-las.
Notícias sobre Pets