Com visual esportivado e mais equipamentos de série, a novidade parte de R$ 67.810 para substituir a versão Highline e dividir o topo com a Cross
por GABRIEL AGUIAR
A Volkswagen Saveiro Pepper chega às lojas em julho com duas opções de carroceria: cabine estendida (R$ 67.810) e cabine dupla (R$ 71.090). A missão da versão “esportivada” é simples: substituir a topo de linha Highline, ao lado da aventureira Cross. Com novos equipamentos de série e visual mais agressivo, será que a novidade vale a pena? Confira!
Saveiro Robust Cabine Simples – R$ 47.250;
Saveiro Robust Cabine Dupla – R$ 58.790.
Saveiro Trendline Cabine Simples – R$ 51.490;
Saveiro Trendline Cabine Estendida – R$ 56.384;
Saveiro Trendline Cabine Dupla – R$ 59.608.
Saveiro Pepper Cabine Estendida – R$ 67.810;
Saveiro Pepper Cabine Dupla – R$ 71.090.
Saveiro Cross Cabine Estendida – R$ 70.590;
Saveiro Cross Cabine Dupla – R$ 73.790.
O que mudou?
O principal apelo da versão Pepper é estético e, por isso, o friso da grade e os retrovisores são pintados na cor vermelha – exceto quando a carroceria é dessa cor –, adesivos exclusivos, rodas de liga leve aro 15 diamantadas e rack de teto com função de aerofólio. Por dentro, a colunas e o teto são pretos, enquanto os bancos têm revestimento que imita couro.
E não se trata (apenas) de um banho de loja: o volante é o mesmo do Golf e tem comandos integrados; a coluna de direção tem regulagem de altura e de profundidade; e ambos para-sóis têm espelhos e luzes. Além disso, também há proteção plástica na caçamba, capota marítima, ganchos de amarração, iluminação para área de carga e degrau lateral de série.
Aliás, a reestilização apresentada no início de 2016 foi além de uma frente mais robusta – e de gosto duvidoso –, já que a principal melhoria foi por dentro: o painel ganhou novas linhas e, pela primeira vez, recebeu a opções de central multimídia (que é opcional até na Pepper). Agora, também estará disponível câmera de ré, mas o suporte para celular é de série.
Impressões ao volante
Apesar das “perfumarias”, o principal trunfo da picapinha está ao volante. A suspensão bem-acertada garante à Saveiro a mesma dinâmica do irmão hatch (e isso é um ótimo elogio), enquanto o já conhecido câmbio manual de cinco marchas tem engates curtos e precisos. Em relação à ergonomia, o principal problema está na péssima regulagem de altura do assento.
A direção hidráulica não oferece tantos benefícios quanto a assistência elétrica, como redução do consumo de combustível e aumento progressivo do peso, mas é bem comunicativa e transmite segurança em velocidades mais elevadas. Porém, um motor com mais de fôlego seria bem-vindo na estrada e também para lidar com o peso extra da caçamba carregada.
Vale a pena?
Não. Infelizmente, o bom propulsor 1.6 16V flex de 120 cv continua restrito à Cross, que é R$ 2.780 mais cara – a novata tem o 1.6 8V flex de 104 cv do restante da linha. Pelo valor que é cobrado (e pelo posicionamento na gama), não há justificativas para a mecânica antiga e para a falta dos controles de tração e de estabilidade. No fim, a Saveiro é uma boa picape, mas vale mirar na completona aventureira, ou economizar com a Trendline CE de R$ 56.384.
Motor
Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.6, 8V, comando simples, flex
Potência
104/101 cv a 5.250 rpm
Torque
15,6/15,4 kgfm a 2.500 rpm
Câmbio
Manual de 5 marchas, tração dianteira
Direção
Hidráulica
Suspensão
Indep. McPherson (diant.) e eixo traseiro (tras.)
Freios
Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus
205/60 R15
Dimensões
Compr.: 4,47 m
Largura: 2,89 m
Altura: 1,52 m
Entre-eixos: 2,75 m
Tanque
55 litros
Caçamba
734 litros (fabricante)
Peso
1.102 kg
Central multimídia
6,3 pol., sensível ao toque
Garantia
3 anos
Cesta de peças
R$ 4.097
Seguro
R$ 3.822
Revisões
10 mil km: R$ 298
20 mil km: R$ 637
30 mil km: R$ 508
Fonte: AutoEsporte
Créditos : Autos24h