Autos

Veja como ficou o novo 3008 da peugeot com preços a partir de R$ 130.000

O valor após o lançamento será de R$ 139.990 e o os primeiros compradores ganharão um patinete elétrico

por Julio Cabral


A Peugeot acaba de apresentar a segunda geração do 3008, que desembarca no Brasil vindo da França pelo valor promocional de R$ 135.990. O preço vale para a pré-venda, depois disso, o francês passará a ser vendido pela tabela de R$ 139.990. O crossover chega apenas na versão Griffe, sempre equipada com o conhecido 1.6 THP.

Equipado com turbo e injeção direta, o propulsor não foi convertido a flex – como acontece com outros importados da linha PSA Peugeot Citroën. Com isso, ele rende oito cavalos a menos de potência, são 165 cv e os mesmos 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm. Ele vem sempre associado ao câmbio automático de seis marchas com trocas sequenciais na alavanca ou por borboletas no volante, conjunto capaz de leva-lo de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e aos 206 km/h de velocidade máxima (dados oficiais).


Os primeiros 30 compradores terão outra vantagem: eles ganharão o e-Kick, um patinete elétrico dobrável com 12 km de autonomia e velocidade máxima de 25 km/h. Pode ser uma forma de se deslocar do local onde você parou o carro até o seu destino final. É um acessório que não será vendido posteriormente, segundo a Peugeot.

Itens de série

Sem opcionais, o 3008 Griffe tem alguns itens que o destacam no segmento. O quadro de instrumentos digital tem uma tela de 12,3 polegadas configurável e foi batizado como i-Cockpit 2.0, uma geração à frente do i-Cockpit aplicado nos Peugeot nacionais (208 e 2008). A tela é complementada pela central multimídia de oito polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Ali, você pode comandar as funções de ventilação, navegação e som, todas também acionadas por interruptores no painel.

Além disso, ele vem com bancos dianteiros elétricos com massageadores. São oito bolsas de ar capazes de reproduzir cinco programas: patas de gato, onda, costas inteiras, lombar e ombros. O recurso funciona durante seis minutos seguidos e descansa por três, tudo para não relaxar demais os ocupantes.


O 3008 Griffe vem ainda com ar-condicionado digital duas zonas, direção elétrica, faróis de leds direcionais (incluindo os de neblina), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entrada e partida sem chave, teto solar elétrico (não é mais fixo como antes), bancos dianteiros com aquecimento, carregador de celular por indução, iluminação ambiente, revestimento de couro e rodas aro 19 calçadas em pneus 235/50. Em segurança, são de série seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), além de controles eletrônicos de estabilidade e de tração. São quatro cores, três metálicas (cobre, cinza e preta) e uma perolizada (branca).

Para ser competitivo, ficaram de fora o park assist, câmera 360 graus, alerta de distância do carro à frente e sensor de ponto cego, além do Allgrip, programa de gerenciamento da tração dianteira presente no 2008 Griffe THP. Seria algo útil em trilhas leves. Faz falta também o recurso auto hold no freio eletrônico.


Por outro lado, a Peugeot também está implementando o Total Care, uma série de compromissos que aperfeiçoaram os serviços prestados pelas suas concessionárias. O objetivo é desfazer alguns preconceitos contra os franceses. Entre os serviços oferecidos, o mais interessante é o reboque gratuito por oito anos em caso de pane ou colisão. Outros dizem respeito aos processos e garantem um controle de qualidade maior, transparência nas revisões de preço fixo, revisões de até 24 horas, entre outros.

Rivais diretos

O fabricante elenca entre os rivais os modelos Volkswagen Tiguan 1.4 TSI, Hyundai New Tucson 1.6 turbo e Kia Sportage 2.0. O valor pedido na pré-venda deixa o 3008 pouco abaixo do New Tucson GL de entrada (R$ 138.900) e do Sportage EX top de linha (R$ 139.990), embora o Kia tenha versão de acesso LX cotada a R$ 112.990.

Já o Tiguan 1.4 TSI parte de R$ 128.270, mas chega a R$ 143.470 com o teto solar opcional (R$ 7.025) e o pacote Elegance (R$ 6.037), que engloba ar digital de duas zonas, partida sem chave, câmera traseira, espelhos retrovisores rebatíveis, iluminação ambiente, rodas aro 18 com pneus 235/50, sensores de chuva e de luz, multimídia Discover Media touchscreen e volante multifuncional revestido de couro. Nenhum deles oferece tração 4X4.

Estilo e base novos

O visual antecipa em parte o facelift que será aplicado no menor 2008 a partir de 2018. O 3008 se destaca pelo estilo mais SUV do que antes, especialmente em detalhes como a grade vertical tridimensional, o capô longo e a linha de cintura bem alta.

A plataforma EMP2 é modular como a MQB da Volkswagen e estreia nos Peugeot vendidos no Brasil – ela só era aplicada pela PSA nos Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso. De acordo com a Peugeot, o peso da base é cerca de 100 kg menor, embora o novo 3008 Griffe com quase tudo que tem direito chegue a 1.567 kg, contra 1.480 kg do anterior.

Além de uma maior liberdade em estilo, a nova arquitetura permitiu ampliar bem as dimensões. O comprimento de 4,48 metros é oito centímetros maior, enquanto o entre-eixos de 2,67 m representa um incremento de 6,2 cm. O porta-malas leva 521 litros declarados, no que ajuda o estepe de emergência (135/80 R18).

 

Fonte: AutoEsporte

Créditos : Autos24h