Tecnologia

Twitter deve processar Meta por conta do Threads

O lançamento do aplicativo Threads, do Instagram, parece não ter movimentado apenas os usuários de redes sociais, mas também seus concorrentes. Isso porque, o Twitter está prestes a processar a Meta por sua criação.

De acordo com uma carta, assinada por um advogado do Twitter, chamado Alex Spiro, e enviada a Mark Zuckerberg, dono da Meta, há a alegação de que a empresa violou diversos direitos de propriedade intelectual.

Caro Sr. Zuckerberg:

Escrevo em nome da X Corp., como sucessora do Twitter. Com base em relatórios sobre seu aplicativo Threads, lançado recentemente, o Twitter tem sérias preocupações de que a Meta tenha se envolvido em uma sistemática apropriação indevida, intencional e ilegal de segredos comerciais do Twitter e outras propriedades intelectuais.

Como visto no trecho acima, retirado diretamente do documento enviado à Meta, o Twitter parece considerar que o Threads copiou funcionalidades de sua rede social. Essa abordagem acontece pouco tempo depois de Elon Musk mostrar que planeja transformar sua aquisição mais recente em uma entidade geradora de lucros.

Além dessas preocupações, a Meta foi acusada de contratar dezenas de ex-funcionários do Twitter que possuíam acesso a segredos comerciais e outras informações confidenciais, e que, supostamente, foram colocados na criação do Threads para acelerar seu desenvolvimento.

Frustração de Elon Musk com o Threads

Imagem: Adrian Tusar/Shutterstock.com

Ao que parece, Elon Musk não está nada satisfeito com a popularidade de seu concorrente. Desde o lançamento da rede social do Instagram, ele tem publicado ataques diretos, como o que pode ser visto abaixo, em que ele acusa a Meta de “trapacear” – provavelmente acusando a empresa de contratar ex-funcionários do Twitter para obter vantagem.

Essa questão mostra o sucesso do Threads, já que outros concorrentes do Twitter, como o Mastodon e o Bluesky, não foram citados por Musk quando lançados.

Isso pode significar também que a rede social do Instagram é uma ameaça ao Twitter – e está sendo tratada como tal por Elon Musk.

Via: WCCFTech




Créditos: TecMasters