PET

Tudo que você precisa saber sobre a criação saudável de porcos

Escrito por Escobar Dog

A criação saudável de porcos exige conhecimentos específicos para manter a saúde e bem-estar desses animais. A seguir, vamos resumir alguns conselhos fundamentais que vão ajudar você na criação saudável de porcos.

Criação saudável de porcos

Primeiramente, o termo “porco” denomina genericamente raças diferentes da espécie mamífera Sus scrofa domesticus. Caracterizam-se pelo corpo arredondado e robusto, com rabo curto, patas curtas com cascos e quatro dedos.

Apesar do peso de seu corpo, são os animais ágeis e sensíveis, que se destacam por seu elevado nível de inteligência e pela capacidade de aprendizagem que possuem. Quando são adestrados, são capazes de memorizar e obedecer a diferentes ordens. Além disso, apresentam um rendimento superior à maioria dos mamíferos.

A sua personalidade é naturalmente ativa e dócil, por isso fazem sucesso também como animais de estimação. Quando são adestrados, têm a capacidade de conviver com outros animais, interagir e manter laços de amizade com seus donos.

Criação saudável de porcos: dieta equilibrada

Os porcos são animais nativos de climas tropicais ou temperados. Para isso, costumam manter uma alimentação na sua maior parte herbívora e muito variada no seu habitat natural. Cerca de 70% de sua dieta é baseada em vegetais diversos (frutas, verduras e legumes), além de grãos e cereais frescos.

Alimentação para engordar

A maioria dos porcos é criada para a comercialização de sua carne. A proteína do porco é apreciada pelos cozinheiros e recomendada pelos nutricionistas. Na verdade, o mercado apresenta cada vez mais uma demanda crescente por esse animal. Essa atividade intensa acaba sendo muito atraente para agricultores, pecuaristas e empreendedores.

A criação para consumo humano costuma empregar técnicas de engorda para otimizar os lucros. Para isso, são fabricadas rações comerciais com altíssima concentração de carboidratos, cerca de 20% de proteína e poucas fibras.

Vale ressaltar que na criação para engorda “caseira”, os fazendeiros costumam oferecer porções de carne moída e de lavagem aos porcos.

Alimentação para um porco de estimação

Atualmente, muitas pessoas optam pela criação saudável de porcos como bicho de estimação, como é o caso do porco-vietnamita.  Nesses casos, a intenção não é engordar o animal, mas sim fornecer-lhe uma dieta equilibrada.

Por essa razão, o ideal não é usar as rações comerciais destinadas aos porcos de fazenda. A ingestão desses produtos pode fazer com que os porcos domésticos desenvolvam facilmente obesidade e doenças associadas a ela.

Ao adotar um porco como bicho de estimação, é fundamental respeitar suas necessidades nutricionais. É importante dar preferência à uma alimentação natural e prestar muita atenção à conservação dos alimentos. Eles devem ser conservados frescos e fornecidos sempre em bom estado.

porco no campo

Vale destacar que muitos donos recorrem à ajuda de suplementos e vitaminadas artificiais isoladas para complementar a dieta do animal.

Hidratação adequada

Os porcos, assim como todos os mamíferos, precisam de uma hidratação reforçada, principalmente durante o verão. Isso porque os porcos adultos, para engordar, podem chegar a consumir mais de quatro litros da água por dia, enquanto um animal doméstico costuma ingerir perto de dois litros por dia.

Definitivamente, na criação comercial e na doméstica é indispensável deixar água fresca e limpa a disposição. Além disso, recomenda-se limpar diariamente o comedouro e o bebedouro de seus animais.

Ambiente e Higiene

Na contramão dos preconceitos que nós com esse mamífero, os porcos são animais limpos e não exalam mau cheiro. É a falta de uma higiene adequada do ambiente que causa o cheiro enjoativo que injustamente atribuímos ao animal.

Por isso, na criação saudável de porcos, devemos dar preferência à higiene e ao acondicionamento adequado de seu ambiente. Recomenda-se dar banho nos porcos a cada dois meses, para conservar o bom estado de sua pele e pelos.

Nas fazendas, pode ser melhor deixar à sua disposição uma grande reserva de água (um lago, uma piscina, etc.). Além disso, é importante oferecer-lhes locais com lama, já que os porcos devem manter seu hábito natural para escavar e resvalar na lama.

O ambiente ideal para a criação de porcos deve oferecer também uma área livre, de preferência com pasto e terra. Como eles são nativos de climas quentes e temperados, devem ser mantidos em lugares com temperatura entre 19 ° C e 24 ° C.

Atividade física e domesticação

No seu habitat natural, os porcos costumam andar e correr livremente durante todo o dia. Além disso, reproduzem-se com muita frequência. Isso porque as fêmeas ficam no cio em diferentes períodos do ano. Isso lhes permite gastar muita energia diariamente e controlar de maneira natural o seu peso.

porcos vietnamitas mamando

É por isso que para a criação saudável de um porco, como bicho de estimação, deverá haver um amplo espaço a disposição dele, para a realização de atividades físicas. São recomendáveis também passeios ao ar livre e o incentivo regular à realização de exercícios físicos.

No que tange à domesticação, o ideal é começar sua educação aos dois meses de vida. Nesse período, os leitões desenvolvem suas noções de convivência e moldam seu comportamento.

Medicina Preventiva

Portanto, os porcos são muito resistentes e dificilmente ficam doentes. Com uma boa alimentação e atividades físicas regulares, seus porcos poderão permanecer fortes e saudáveis. Além disso, a vacinação e as consultas periódicas com um veterinário especializado também são fundamentais para a criação saudável de porcos.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog