Tecnologia

TSMC revela novos chips de 1,4 nm e cronograma de lançamentos

Fabricante de chips divulgou em evento que tecnologia de chip de 1,4 nm foi batizada de A14; TSMC ainda revelou roadmap para os próximos anos

A TSMC apresentou nesta semana o nome da sua tecnologia de fabricação de chips de 1,4 nm. Batizado de A14 – dando adeus ao prefixo N –, esse processo de fabricação deve estrear em 2026, com a produção em massa se iniciando em 2027. A apresentação foi feita em um painel realizado durante o evento IEEE International Electron Devices Meeting (IEDM).

O evento anual é organizado pelo Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE na sigla em inglês). O IEDM é voltado para a indústria de chips e reúne profissionais e empresas da área. A apresentação da TSMC no evento deu mais uma luz sobre os planos da companhia na fabricação de chips cada vez menores.

Fabricação de 1,4 nm ganha nome e possível data de lançamento

Nos slides da apresentação, Geoffrey Yeap, vice-presidente da TSMC, revelou que a tecnologia de fabricação de 1,4 nm se chamará A14. Os primeiros chips A14 serão lançados, se tudo sair como o planejado, em 2026. Já a produção em massa desses eletrônicos será no ano seguinte.

A nomenclatura da nova tecnologia de fabricação abandona o prefixo N, que será usado até os chips de 2 nm (que usam e usarão os nós batizados de N2 e N2P, uma versão aprimorada do primeiro). Se você, assim como eu, se perguntou por que a TSMC adotou a letra, sinto lhe informar que a empresa — ainda —  não deu uma explicação.

Porém, o motivo para ser bem óbvio. A adoção da letra A já é um preparativo para os chips na escala angstrom. 1 nanômetro equivale à 10 angstrom. 1,4 nm é o mesmo que 14 angstrom.

Roadmap planejado pela TSMC (Imagem: Reprodução/TSMC)
Roadmap planejado pela TSMC (Imagem: Reprodução/TSMC)

Outro ponto que confirma isso é que a TSMC apresentou, em outro momento de 2023, o possível roadmap (planos de desenvolvimento) das gerações seguintes ao nó A14. Como mostra a imagem acima, a empresa pretende lançar o A10 (1 nm) em 2028, com seguido dos processos A7 (2030), A5 (2032), A3 (2034) e A2 (2036).

Fonte: https://tecnoblog.net/noticias/2023/12/15/tsmc-revela-nome-dos-seus-chips-de-14-nm-e-planos-de-lancamento/#Echobox=1702876982 com informações: WCCF Tech e Tom’s Hardware


Créditos: Clã Cobra