Mobilidade

Trava fixa personalizada impede roubo de rodas de bicicletas

Os parafusos e travas são únicos e para cada um deles existe apenas um tipo de chave capaz de abrir.

Um dos grandes problemas enfrentados por ciclistas é a segurança na hora de deixar a bicicleta parada nas ruas. Não basta ter um cadeado para prender o quadro, é necessário se preocupar também com travas para as rodas. Mas, um grupo de estudantes norte-americanos desenvolveu uma ferramenta que pode reduzir esta dor de cabeça, pelo menos, pela metade.

Apelidado de Nulock a criação é uma trava fixa desenvolvida especificamente para as rodas. Em bicicletas comuns, os parafusos e porcas que prendem as rodas são feitos com travas simples, que nem precisam de ferramentas para ser desmontados, ou com sextavadas, que são soltas com qualquer chave comum.

No caso da Nulock, os parafusos e travas são únicos e para cada um deles existe apenas um tipo de chave capaz de abrir. O material é altamente resistente, feito em aço. Depois de instalado, o ciclista precisa retirá-lo apenas se decidir trocar a roda ou necessitar de alguma manutenção. Mas, os fabricantes garantem que a preocupação constante em mantê-las seguras, se torna desnecessária.

A chave usada para abrir o Nutlock é pequena e pode ser usada até mesmo como um chaveiro. Nas especificações conta que a ferramenta pesa apenas 31 gramas e tem menos de nove centímetros.

O projeto está inscrito no Kickstarter, em busca de financiamento coletivo para ser produzido em larga escala. Mas, o preço já está definido. O sistema para uma roda custa US$ 25 e para as duas rodas, o kit é vendido por US$ 39.

Redação CicloVivo