Geek

Transforme o seu computador antigo num ChromeBook

Vamos ensinar-lhe como, através do CloudReady, transformar o seu computador antigo num autêntico ChromeBook, sem gastar um tostão (excepto na compra de uma pen USB de 8 ou 16 GB).

Se ainda tem por casa um computador portátil antigo com o Windows XP e não sabe que utilização lhe dar, temos a solução ideal para o recuperar. É certo que a bateria, provavelmente, já não aguentará mais que cinco minutos e que já merecia uma limpeza, tanto interna como externa, mas não tenha pressa: dê-lhe algum carinho e veja como lhe dar uma nova vida.

Um SO com requisitos baixos

A solução que lhe iremos apresentar chama-se CloudReady, um sistema operativo baseado no Chromium OS e com arquitectura Open Source, tal como o Chrome OS. Esta solução tem a particularidade de usar requisitos muito baixos, razão pelo qual a empresa que o criou está a ser requisitada para a transformação de parques informáticos mais antigo em inúmeras instituições de educação, empresas públicas e privadas.

A grande vantagem deste sistema prende-se com a utilização de ferramentas que trabalham a partir da Web, razão pela qual a própria máquina não precisa de ter as ferramentas instaladas, o que liberta bastante espaço em disco.

Este sistema tem a vantagem de, tal como o Ubuntu (por exemplo), permitir a criação um sistema Dual-Boot, juntamente com o Windows 10, ou correr o mesmo através de uma pen USB, permitindo-lhe experimentar antes de o instalar. Vamos então ensinar a criar uma pen de arranque e como instalar o CloudReady no seu computador antigo.

Descarregar a imagem

Primeiro terá de usar um computador ligado à Internet para aceder à página da

 

Instale a aplicação

De seguida descarregue o Chromebook Recovery Utility, disponível a partir da loja do Google Chrome (goo.gl/e5MLRr). Instale a aplicação e abra a mesma.

Crie uma pen USB de arranque

Depois de abrir a ferramenta, clique na roda dentada no topo e escolha a opção ‘Use Local Image’, escolhendo de seguida a imagem descarregada no primeiro passo. De seguida, ser-lhe-á pedido para inserir a pen no computador, de forma a dar início à preparação da mesma. Este processo deverá demorar entre cinco a dez minutos.

Recupere PC Antigo Passo 3

Iniciar o computador através da pen USB

De seguida vá até ao computador onde quer instalar o CloudReady, coloque a pen USB de arranque que criou e ligue o PC. Aceda à BIOS ou, caso seja um PC mais recente, utilize a tecla habitualmente usada para escolher a unidade de arranque (poderá ser F8, F9 ou F12) e determine a pen USB como sendo unidade primária de arranque.

Recupere PC Antigo Passo 3

 

Início da instalação

Após arrancar a máquina pela pen USB, irá aparecer uma janela que lhe permitirá configurar a rede. Ignore-a e clique no relógio colocado no canto inferior direito, escolhendo a primeira opção: ‘Install CloudReady’.

recupere-pc-antigo-passo-6

Configuração da instalação

De seguida, irá aparecer uma janela para escolher as opções de instalação, ou seja, se pretende instalar o CloudReady em modo Standalone ou Dual-Boot. Caso escolha a primeira opção, tenha em consideração que tudo o que estiver no disco do computador será apagado. Após a instalação, que demorará entre quinze a trinta minutos, o PC irá reiniciar, dando continuidade ao processo de configuração.

 

Configuração de sistema

Nesta janela, será dada a possibilidade de configurar o sistema, escolhendo qual o idioma, o idioma do teclado e o tipo de rede que será usada (Ethernet ou Wi-Fi). Na janela seguinte aparecerá as condições do Adobe Flash, que deverá aceitar para prosseguir com a instalação.

recupere-pc-passo-7

Início de sessão

Após a instalação do Adobe Flash, irá aparecer a janela de login para a sua conta Google. Para este passo, similar ao usado quando compra um smartphone ou tablet android novo, deverá introduzir os dados de acesso à sua conta Google.

Pronto a usar

Parabéns! Acabou de instalar um sistema operativo novo no seu computador, dando-lhe uma nova vida. Recomendamos que faça a visita guiada para ficar a conhecer as novidades deste sistema, bem como o seu funcionamento.


Mais placas de vídeos e pc monstro