Ao compartilharmos arquivos e documentos com diferentes dispositivos, seja em casa, no trabalho ou em um café, estamos utilizando uma rede de computadores.
A estrutura mantém todas as máquinas e aparelhos conectados entre si, através de um sistema de comunicação integrada. Tais ações necessitam de protocolos e meios de transmissão para serem efetuadas.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais redes de computadores e quais suas características. Confira:
Fatores
Antes de qualquer coisa, é preciso definir dois fatores importantes para a configuração da rede de computadores, como os modelos dos equipamentos que irão se conectar a essa fonte e a distância entre os dispositivos.
Feito isso, basta escolher o formato de rede que será utilizado de acordo com as necessidades do local.
Tipos de redes de computadores
O modelo da rede vai depender do objetivo, das circunstâncias e possibilidades encontradas no local. Existem algumas redes de computadores mais comuns, como o caso da LAN, PAN, WAN, entre outras.
LAN
Esse é o formato de rede mais utilizado entre os usuários, já que funciona em uma distância relativamente curta e consegue conectar diferentes dispositivos com eficiência, desde que respeitem o espaço determinado. O modelo é muito utilizado em empresas e residências.
PAN
A rede PAN (Personal Area Network) possui um alcance limitado, funcionando apenas em distâncias curtíssimas. Um exemplo é a rede Bluetooth, capaz de conectar dispositivos diferentes, mas que estejam próximos um do outro.
WAN
Uma das principais redes de computadores do mundo, a WAN é capaz de conectar aparelhos e máquinas com um longo alcance, incluindo equipamentos localizados em diferentes países e até continentes.
Essa rede faz a cobertura de uma grande área geográfica, integrando informações e servidores.
CAN
A rede CAN (Campus Area Network), como o próprio nome já diz, é ideal para o compartilhamento de dados entre máquinas localizadas em um mesmo espaço, mas com um amplo alcance. O modelo funciona para integrar computadores situados em uma área relativamente próxima, como universidades, centros comerciais e hospitais.
VLAN
A rede de computadores VLAN (Virtual LAN) também é conhecida pelos internautas e tem o objetivo de reunir diferentes máquinas, porém de maneira virtual.
O formato é ideal para fragmentar uma LAN física em várias outras redes, criando domínios de broadcast separados.
Além dos modelos citados acima, existem outras redes de computadores utilizadas por empresas e usuários, inclusive as opções sem fio, que funcionam através da tecnologia wireless, como o caso da WLAN, WMAN e WWAN.
E, para garantir a proteção das suas máquinas e informações, é preciso investir em um software de segurança multidispositivo. Assim, você mantém seus arquivos, documentos e dados sempre protegidos.
O programa da Bitdefender realiza varreduras completas, executando ações em tempo real para encontrar possíveis ameaças e assegurar o desempenho do sistema.
Quer saber mais sobre as redes de computadores? Deixe um comentário!
Imagens: Unsplash (Marvin Meyer | Glenn Carstens Peters)