Negócios

Tesla lançará energia solar com captação por telhas quase comuns

Escrito por Vinnícius Lopes

Elon Musk anunciou em um evento da Tesla sua nova linha para energia domiciliar, com painéis solares mais bonitos e resistentes que os convencionais. Isso porque, os painéis são idênticos a telhas, eliminando a necessidade de instalação de painéis tradicionais de captação fotovoltaica.

O executivo também revelou uma bateria para uso residencial de longa duração, que a Tesla chama de Powerwall. Custando US$ 5,5 mil (R$ 17,6 mil), a edição reformulada da bateria elétrica da marca é bem mais potente. Capaz de armazenar 14 kWh de energia e oferecer 5 kW de corrente contínua para uso interno das casas, pode chegar a picos de até 7 kW se for necessário. O projeto do Powerwall 2 também evoluiu, ganhando um inversor integrado, sistema de resfriamento líquido e um software dedicado ao gerenciamento de seus recursos.

A plataforma consegue distribuir a energia coletada por geradores e receptores solares de forma inteligente, e ainda dá a opção para que o próprio usuário customize a operação em casos específicos. Por exemplo, se não houver sol por dias, é possível reduzir o consumo da bateria ou direcionar seu uso para dispositivo com menor demanda. Outra opção é liberar a carga total do produto para alimentar a casa em épocas em que a eletricidade está mais cara.

As primeiras instalações do equipamento devem iniciar em janeiro de 2017 nos EUA e em fevereiro do mesmo ano em alguns países da Europa. A expectativa de duração do Powerwall 2 , relativamente alta em comparação com as concorrentes. O preço não foi divulgado.

Share Button

Sobre o Autor

Vinnícius Lopes