Elon Musk anunciou em um evento da Tesla sua nova linha para energia domiciliar, com painéis solares mais bonitos e resistentes que os convencionais. Isso porque, os painéis são idênticos a telhas, eliminando a necessidade de instalação de painéis tradicionais de captação fotovoltaica.
O executivo também revelou uma bateria para uso residencial de longa duração, que a Tesla chama de Powerwall. Custando US$ 5,5 mil (R$ 17,6 mil), a edição reformulada da bateria elétrica da marca é bem mais potente. Capaz de armazenar 14 kWh de energia e oferecer 5 kW de corrente contínua para uso interno das casas, pode chegar a picos de até 7 kW se for necessário. O projeto do Powerwall 2 também evoluiu, ganhando um inversor integrado, sistema de resfriamento líquido e um software dedicado ao gerenciamento de seus recursos.
A plataforma consegue distribuir a energia coletada por geradores e receptores solares de forma inteligente, e ainda dá a opção para que o próprio usuário customize a operação em casos específicos. Por exemplo, se não houver sol por dias, é possível reduzir o consumo da bateria ou direcionar seu uso para dispositivo com menor demanda. Outra opção é liberar a carga total do produto para alimentar a casa em épocas em que a eletricidade está mais cara.
As primeiras instalações do equipamento devem iniciar em janeiro de 2017 nos EUA e em fevereiro do mesmo ano em alguns países da Europa. A expectativa de duração do Powerwall 2 , relativamente alta em comparação com as concorrentes. O preço não foi divulgado.