Autos

Tesla apresenta o promissor Model 3 – Um elétrico menor e mais barato, que inclusive pode ser vendido no Brasil

Escrito por Fernando Luis

Até pouco tempo os carros elétricos eram coisa do futuro, mas é inegável que eles estão cada vez mais populares e deixando de ser veículos inacessíveis para a  realidade da maioria dos consumidores. Apostando nesta nova realidade a montadora americana, Tesla especializada em veículos elétricos, está lançando o promissor Model 3, um elétrico diferente, que chega apostando sobretudo no preço mais acessível, na faixa dos US$ 35.000.


tesla model 3

O  Model 3 marca uma nova era para a empresa de carros elétricos que ainda é bastante nova no mercado, ele promete ser o primeiro modelo global da empresa. A Tesla espera ir à novos horizontes, inclusive para o Brasil, segundo o anuncio feito no Twitter pelo próprio CEO da marca Elon Musk, o sedan deve ser comercializado no mercado brasileiro.

tesla model 3

É difícil caracterizar o Model 3, ele basicamente é um misto de sedan, coupé e hatch, e isso é proposital, a Tesla quer que o modelo atraia também por seu design e características diferentes dos outros automóveis comuns, o Model 3 se juntará linha da Tesla que já conta com o sedan esportivo Model S, e Crossover Model X.

tesla model 3

A Tesla ainda faz segredo com relação aos dados técnicos do Model 3, a montadora afirmou em seu curto release para a imprensa, que o modelo terá um maior espaço interno e conforto em comparação aos carros a combustão de dimensão semelhantes. O fato do Model 3  não possuir motor e ter suas baterias estrategicamente colocadas embaixo do assoalho, permitiu aos engenheiros da Tesla, ter uma tela em branco para trabalhar, o painel é movido bem mais a frente em comparação a carros normais, enquanto os bancos contam com muito espaço para as pernas, de acordo com a fabricante o Tesla Model 3 poderá levar 5 adultos com conforto, ou com os bancos traseiros rebatidos, o modelo pode levar até uma prancha de surf.

tesla model 3

Apesar de ainda não ter divulgados detalhes sobre a motorização, a Tesla afirma  que terá um ótimo desempenho, o Model 3 poderá ir de 0 a 96 km/h em menos de seis segundos,  graças a tração elétrica 4×4 ele promete uma condução esportiva e segura em qualquer condição de piso.

tesla model 3

Do outro lado da moeda, claro, como o Model 3 será um carro totalmente elétrico, economia e uma longa duração das baterias serão essenciais para o sucesso do Model 3, apesar de não haver um número oficial, a Tesla fala que seu novo carro terá autonomia superior a 215 milhas (344 quilômetros), ou seja, maior que os rivais como Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, Fiat 500E e Ford Focus elétrico, modelos que podem rodar em média 150 a 200 milhas com uma carga (240 a 320 km).

tesla model 3 interior painel

Por fim a Tesla destaca as tecnologias que virão embarcadas no Model 3, como um interior exageradamente minimalista sem comandos aparente, nem mesmo mostradores, tudo praticamente será comandado por um computador com tela gigante com resolução 4K da LG, ainda não foram divulgadas explicações de como irá funcionar este sistema.

tesla model 3 interior painel

O Model 3 ainda contará com tecnologia de condução semi autônoma Autopilot, que em determinadas condições poderá literalmente fazer o carro andar sozinho nas auto estradas.

tesla model 3

A Tesla fala que pretende até o final do ano que vem dobrar sua rede de revendas e assistência passando das 215 atuais para 441 até o final de 2017, outra promessa é que a Tesla irá mais do que dobrar o número de redes de pontos de recargas que irão dar suporte ao Model3, para até o final de 2017 é esperado 7200 estações de recarga, até o final de 2017 a Tesla espera contar com mais de 7200 estações de recarga.

tesla model 3

Com produção prevista para começar nos primeiros meses de 2017, o Tesla Model 3 terá preço nos EUA, já contando com incentivos do governo de US$ 35.000, tendo produção anual de 500.000 carros.

tesla model 3

De acordo com Elon Musk, CEO da Tesla, durante a apresentação do Model 3, que aconteceu em Hawthorne, Califórnia, sede da marca, já foram registrado 115.000 pedidos compra, em apenas 24 horas.

tesla model 3

Créditos : Autos24h

Sobre o Autor

Fernando Luis