Relatórios de 11 empresas mostram menos intervenções humanas em testes realizados na Califórnia em 2016.
por Careca Auto-Peças
Os protótipos de carros autônomos que são testados na Califórnia (EUA) parecem estar aprimorando a “habilidade” na direção e exigindo cada vez menos intervenções humanas, segundo relatórios divulgados por 11 empresas que têm permissão para rodar no estado.
A Waymo, do Google, foi de longe quem mais testou a tecnologia nas vias públicas da Califórnia entre dezembro de 2015 e novembro de 2016. Foram 635.868 milhas, o equivalente a pouco mais de 1 milhão de quilômetros rodados.
De acordo com a própria empresa, o sistema autônomo foi cancelado 124 vezes no período por risco significativo de segurança. O dado representa 1 intervenção a cada 8,2 mil km. No ano anterior, a gigante de tecnologia reportou 341 casos em 424.331 milhas (682.894 km), ou 1 a cada 5,5 mil km.
Os números da Waymo mostram uma queda de 75% na taxa de cancelamento a cada 1 mil milhas rodadas. A maioria das falhas ocorreu por “discrepâncias” no software (51) e manobra indesejada do veículo (30).
O relatório mostra ainda que os modelos autônomos do Google vão muito bem nas estradas, mas ainda precisam aprender muita coisa nas ruas comuns – apenas 12 intervenções aconteceram nas “highways”, e 112 no trânsito urbano.
Outras empresas também apresentaram avanços. A Nissan reportou 28 intervenções em 4.099 milhas rodadas, depois de 106 casos em 1.485 milhas no ano anterior. A marca japonesa testou 5 veículos nas ruas da Califórnia, sendo três Nissan Leaf e dois Infiniti Q50.
A Cruise Automation, que foi comprada pela General Motors no ano passado, foi a segunda em distância. Com quase 10.000 milhas percorridas, ocorreram 181 cancelamentos do modo autônomo. A empresa não realizou testes no ano anterior.
A Tesla reportou apenas 550 milhas e 182 intervenções. De acordo com a agência Associated Press, os dados da empresa de Elon Musk se concentram em apenas 2 dias em que foi gravado um vídeo publicitário.
A Tesla geralmente faz testes em circuitos fechados, que não precisam ser reportados ao governo da Califórnia. Além disso, a fabricante usa dados de carros reais que já rodam com o sistema AutoPilot, que controla a direção e a velocidade, mas não pode ser considerado um carro autônomo ainda.
A empresa de tecnologia Delphi, Bosch, BMW, Ford e Mercedes-Benz também realizaram testes, mas não passaram de 1 mil milhas percorridas.
Apenas a Califórnia exige relatórios anuais, por isso os dados não incluem testes feitos em outros estados. O Uber, que testa veículos autônomos em Pittsburgh, por exemplo, não precisa reportar possíveis falhas.
Fonte: g1globo
Créditos : Autos24h