Tecnologia

TAM testa combustível 80% menos poluente que os tradicionais

Escrito por Forbiddeen

A TAM pretende ser a primeira companhia aérea da América Latina a realizar um vôo com uma aeronave movida a bioquerosene.

A TAM pretende ser a primeira companhia aérea da América Latina a realizar um vôo com uma aeronave movida a bioquerosene. O teste será realizado no segundo semestre deste ano e para isso, a empresa já investiu cerca de 150 mil dólares em estudos e aperfeiçoamento do combustível feito à base de pinhão manso.

A produção do bioquerosene será totalmente nacional, mas para que ele passe a ser utilizado ainda é necessária a aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível. Sua fórmula é composta por 50% pinhão manso e 50% querosene convencional, isso proporcionará a diminuição de 80% do carbono emitido nos combustíveis tradicionais.

A companhia aérea estuda outras medidas para tornar os aviões mais eficientes, em relação aos combustíveis, como o uso de alumínio e da fibra de carbono, que deixam a aeronave mais leve. Além disso, a empresa quer produzir o combustível à base de pinhão em escala comercial, para que outras empresas possam utilizá-lo e espera fazer isso no período de três a cinco anos.

Sobre o Autor

Forbiddeen