Tecnologia

Submarino desaparecido pode ter usado controle de videogame de R$ 300

Desde o último domingo (18), o mundo passou a acompanhar as buscas das autoridades pelo submarino desaparecido com destino ao Titanic. Por consequência, muitas curiosidades sobre o dirigível vieram à tona. E talvez a mais notável delas seja o fato de que ele era dirigido por um controle de videogame.

Sim, você não leu errado. O submarino conhecido como Titan, de propriedade da OceanGate, era controlado por um joystick comumente usado para gameplays. Mais especificamente um modelo Logitech F710, de cerca de R$ 300, que foi lançado em 2010.

O controle, no entanto, foi modificado. Com base em imagens divulgadas pela própria OceanGate, é possível observar que o gamepad sem fio de 2.4 GHz aparentemente ganhou extensões impressas em 3D nos analógicos para facilitar os comandos.

Imagem: divulgação/OceanGate

Mas aqui vale destacar alguns pontos importantes. O primeiro é que não se sabe se o Logitech F710 estava, de fato, controlando o submarino nessa expedição. Até porque outros controles foram vistos em fotos dentro do dirigível, e cravar algo seria bastante leviano.

O segundo é que, até o momento, não há nenhuma ligação entre o uso do joystick e o desaparecimento do veículo. Inclusive, a Vice reportou que o uso de controles de videogames é algo comum nas forças militares dos EUA para pilotar drones, tanques e outros dirigíveis.

Ou seja, a perda de comunicação do Titan parece muito mais ligada a normas de segurança do veículo que foram contestadas na internet, como a presença de apenas um botão, peças improvisadas e o uso de canos de construção como lastro.

Submarino segue desaparecido

Independentemente se o veículo estava ou não sendo controlado por um joystick, fato é que ele segue desaparecido. Assim como os supostos cinco tripulantes que estão nele: Hamish Harding, Paul-Henri Nargeolet, Shahzada Dawood, Suleman Dawood e Stockton Rush.

O submarino perdeu comunicação no domingo, pouco tempo depois de descer rumo aos destroços do Titanic. A Guarda Costeira norte-americana está reunindo esforços para encontrar o veículo e recursos de sonar também estão sendo utilizados para ajudar nas buscas.

Segundo previsões, o veículo teria menos de 20 horas de oxigênio — valor este que pode variar dependendo do consumo de cada tripulante.

Fica a torcida para que as autoridades encontrem o submarino desaparecido e resgatem todos os tripulantes.

Via: Ars Technica e Mashable


Créditos: TecMasters