Tecnologia

SpaceX lança foguete com parte reutilizada

Escrito por Paulo Carmino

O foguete Falcon 9 da SpaceX decolou de Cabo Canaveral, na Flórida. Seu objetivo principal é lançar um satélite de 5,8 toneladas chamado Merah Putih para melhorar as telecomunicações na Indonésia, na Índia e em grande parte do sudeste da Ásia.

Mas para os aficionados da SpaceX, a parte mais interessante deste lançamento é que já vimos parte dele antes. Sim, o primeiro estágio foi usado apenas em um lançamento em maio, que lançou Bangabandhu, o satélite de comunicações de Bangladesh, em órbita.

Agora, apenas alguns meses depois, está de volta. O sonho de foguetes reutilizáveis e econômicos pode não ser tão absurdo, afinal de contas.

Imagem: Reprodução/SpaceX

Este lançamento é o primeiro a empregar um Block 5 reutilizado – o primeiro estágio do foguete. O Block 5, diferentemente dos modelos anteriores, foi projetado para precisar de pouca desmontagem e reforma entre os lançamentos. O CEO da SpaceX, Elon Musk, chamou o Block 5 de “o foguete mais confiável já construído”.

Mas os engenheiros da SpaceX precisavam ter certeza de que isso era verdade, que após seu primeiro uso, o Block 5 estaria pronto para ser lançado novamente. Então, após o lançamento em maio, Musk disse: “Ironicamente, precisamos desmontá-lo para confirmar que ele não precisa ser desmontado”. Embora a SpaceX não tenha divulgado muito sobre o que eles descobriram quando tiraram o Block 5, a rápida mudança entre os lançamentos indica que o Block 5 parece estar cumprindo essa promessa.

Se a SpaceX tiver o seu caminho, esta também não será a última missão deste Block 5. A primeira fase aterrissou com sucesso no drone Ship Of I Still Love You, que estava esperando em posição no Oceano Atlântico.

Se funcionar, podemos muito bem ver o mesmo Block 5 novamente, talvez em poucos meses. Se isso acontecer, veríamos o mesmo Block 5 lançar três vezes em apenas um ano.


Editor

Wesley Macedo

Graduando em Comunicação Social- Jornalismo. Vejo no meio web a forma mais compacta e ao mesmo tempo divertida de fazer jornalismo. Gosto de curtir cada momento da vida.


Sobre o Autor

Paulo Carmino