A SpaceX tem prazo de 30 dias para responder à Administração Federal de Aviação (FAA) após receber uma multa civil de US$ 175 mil pela não entrega de dados anteriormente ao lançamento dos satélites da Starlink, em agosto do ano passado.
Segundo a FAA, os dados de trajetória de análise de colisão de lançamento, que avalia a probabilidade de colisão do veículo com um dos milhares de objetos rastreados que orbitam a Terra, eram obrigatórios e teriam que ser submetidos pelo menos sete dias antes do lançamento.
Esta não é a primeira vez que a empresa de Elon Musk testa os regulamentos de lançamento e reentrada de foguetes em território estadunidense.
SpaceX violou regulamentações de lançamento no passado
Em 2020, a SpaceX violou mais uma vez as regulamentações de lançamento, desta vez, por permitir um protótipo do foguete gigante da empresa de descolar sem garantir a aprovação dos dados-chave envolvendo o raio de explosão potencial do veículo.
Em 2021, após a empresa violar requisitos de licença para lançamento comercial de uma nave, a FAA exigiu a presença de um inspetor de segurança da agência de aviação para cada lançamento em Boca Chica.
Via Reuters
Créditos: TecMasters