Negócios

Sócias da Sonata Brasil lançam coleção de roupas com mensagens para fortalecer lideranças

Não é de hoje que a  Sonata Brasil vem inovando no modo de lidar com o ambiente empresarial e a preparação de empreendedores. Conhecida por realizar imersões e eventos em ambientes exclusivos, como em sua sede na Serra Gaúcha, e até mesmo em uma ilha paradisíaca em Santa Catarina, as sócias Soraia Schutel e Natália Leite lançam agora a Estilo Sonata, uma marca de roupas femininas que traz um conceito maior por trás da moda.

Com a coleção Brasilidades, as empresárias lançam peças que fortalecem as lideranças, assim como vêm fazendo na Sonata Brasil. As blusas, regatas, camisetas e vestidos trazem estampadas frases inspiradas em grandes poetas e pensadores brasileiros, para que a mulher lembre-se de quem é e de onde pode chegar quando se olha no espelho.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Soraia Schutel e Natália Leite, da Estilo Sonata e conheça um  pouco mais sobre esta proposta:

Quais são suas experiências anteriores com moda?

Soraia Schutel: Trabalhei por mais de dez anos com organizações italianas. Tive oportunidade de conhecer o mercado do made in Italy e aprimorar meus conhecimentos no ramo da moda. Realizei cursos técnicos na área,trabalhei com marcas italianas fazendo a representação comercial das mesmas no Brasil.

A participação na organização de desfiles em algumas cidades da Itália, bem como a convivência com grifes italiana e a formação em moda que fiz nesse país contribuíram para minha paixão pela arte do bem vestir.

Compreendi com essas experiências a essência da moda que ressalta o ser humano. Não a moda como mercado ou a moda fast fashion, mas como essência da estética.

Fui sócia de uma das primeiras empresas a produzir camisarias para mulheres no Brasil, antes da grande onda que surgiu no Brasil nos últimos cinco anos.

Qual é a relação da Sonata Brasil com a coleção?

Soraia Schutel: A Sonata Brasil é uma empresa de formação e treinamentos que busca fortalecer e desenvolver as principais lideranças do Brasil. Trabalhamos para fazer cada cliente encontrar sua verdadeira essência e otimizar seus talentos para viver os melhores resultados pessoais e profissionais.

É uma empresa de conteúdo, mas as sócias também têm paixão por arte. Então, enxergamos mais uma oportunidade, mais um campo para levar nosso DNA de servir com paixão e excelência. Conseguimos alinhar alto conteúdo que é o fundamento da Sonata Brasil com estética, isto é, a moda que alimenta a alma.

Natália Leite espera empoderamento com a coleção. (Divulgação)

Qual é o objetivo deste lançamento?

Natália Leite: O objetivo deste lançamento é sintonizado com o propósito da marca de formar e fortalecer lideranças brasileiras. A Estilo Sonata Brasil reforça o DNA dos treinamentos e de todos os cursos que a Sonata Brasil realiza e vice-versa. A finalidade de tudo que fazemos é despertar a música que há em cada pessoa, ou seja,o melhor que existe dentro de cada um.  Conhecimento faz essa transformação. A estética pode ressaltar. Com as roupas conseguimos criar um lembrete diário do próprio valor para quem usa as peças.  Elas trazem estampadas frases inspiradas em grandes poetas e pensadores que estão no coração do conteúdo de nossos cursos.

Por que uma coleção voltada somente às mulheres?

Soraia Schutel: Primeiro por uma questão de coerência. Nós como mulheres empresárias devemos ser as primeiras clientes a usar esses produtos. Não estamos afirmando que vai ser exclusivamente para esse público, mas como estamos iniciando nesta área precisamos nos adequar ao momento do projeto.

O segundo ponto é a experiência. A minha experiência – e também do time de parceiros que contribuem hoje para o trabalho de produção – é com peças para mulheres.

E a terceira razão é empoderamento. Trabalharmos em outros projetos educacionais com foco na equidade de gêneros e acreditamos muito no conteúdo como forma de empoderamento para mulheres.

Onde serão vendidas as peças?

Soraia Schutel: As peças serão vendidas principalmente em nosso portal e-commerce e eventualmente para pessoas de Porto Alegre que podem agendar e visitar pessoalmente nossa sede.

Soraia já possuía vasta experiência no mundo da moda. (Divulgação)
Soraia já possuía vasta experiência no mundo da moda. (Divulgação)

Como foram desenvolvidas?

Soraia Schutel: Nós temos uma equipe de especialistas formados em moda que estão presentes desde a concepção da coleção até o final do processo, ou seja, a entrega. Temos muitas mãos que participaram desde a consultoria de moda, o design do produto, a fábrica que produziu a coleção para nós, a designer que fez a estamparia. E, é claro, nós pensamos na concepção de todo o projeto, na escolha das frases e na definição dos produtos.

Coleções serão lançadas em qual periodicidade?

Soraia Schutel: Nós não seguimos o calendário da moda, nós seguimos nossos projetos educacionais.  A primeira coleção foi muito inspirada na natureza e nos pensadores de nosso país justamente por sermos a Sonata Brasil. Muitas das frases estão vinculadas aos sonhos porque um dos nossos eventos foi sobre a importância da compreensão dos sonhos sonhados a noite. Vamos trabalhar muito com coleções para reforçar a nossa proposta educacional e não para impulsionar o mercado de consumo.

Qual a origem das frases? Poderia citar algumas?

Soraia Schutel: As frases foram inspiradas em grandes brasileiros como Machado de Assis. Pessoas que de alguma forma deixaram um legado e estão conosco de forma perene através de seus pensamentos. O nosso hino serviu de inspiração para algumas peças e outras frases foram criadas a partir do nosso olhar para o tema do empoderamento feminino.

Algumas frases estampadas nas camisetas: “Para as rosas o jardineiro é eterno”, “Teus risonhos lindos campos têm mais flores”, “Sucesso é a soma de vontade, foco e persistência”, “Somos nossas escolhas”, “Esteja sempre por inteiro”.

 

Share Button