Geek

Smartphones da Samsung estão compartilhando fotos sem a sua permissão

A semana acabou com uma bomba para a Samsung; usuários estão denunciando um possível compartilhamento de imagens sem permissão, no Galaxy S8 e S9.

Segundo informações do The Guardian, a vulnerabilidade pode ter início do aplicativo de mensagens. Ainda segundo o site, apenas os usuários que configuraram o sistema de SMS estão vulneráveis.

A falha foi descoberta por que alguns donos de smartphones da Samsung perceberam notória mudança no uso de dados móveis pelo aplicativo nativo de mensagens, após mudança na configuração. Ao checar com a operadora, muitos arquivos de imagens teriam sido enviados – o que relatou alguns usuários. Um deles, no Reddit, falou até em “a galeria toda”.

“Na noite passada, por volta das duas e meia da manhã, meu telefone enviou toda a minha galeria de fotos no aplicativo de mensagens, mas não havia registro disso lá. No entanto, houve registros na Tmobile. Por que isso aconteceria? ”, Perguntou um usuário do Reddit.

Escândalo ou caso isolado?

Depois do explosivo escândalo dos Galaxys no lançamento do Note 7, a Samsung vem se comportando de forma transparente e sem problemas com seus novos aparelhos. Se o problema relatado por usuários se confirmar, a Samsung pode entrar em mais uma “bomba”, agora em relação à privacidade dos usuários.

O caso fica pior levando em consideração as novas leis Europeias de privacidade, a famosa GDPR, que clama por transparência e exige total transparência por parte das companhias, além de total privacidade ao usuário.

A Samsung pode arcar com uma multa bilionária, caso isso afete os usuários europeus. Além disso, a reputação da companhia pode sofrer com tal eventualidade, uma vez que o compartilhamento não autorizado de fotos e arquivos é algo extremamente sério e grave.

Por enquanto, a Samsung não deu uma posição oficial sobre o caso. Segundo o The Guardian, inicialmente a companhia está investigando e buscando soluções para o problema.


Editor

Felipe Victor

Técnico em Informática e fundador do TecStudio. Apaixonado por astronomia, ciência, tecnologia, games, séries, cinema, música e arte. Estou no Instagram @phvictorr e em outras redes sociais.


Mais notícias sobre Android

Sobre o Autor

Paulo Carmino