PET

Sinais que nos indicam se um cachorro é feliz

Escrito por Escobar Dog

Quando decidimos adotar um novo melhor amigo, sabemos que ele encherá nossa vida de alegria e afeto, com seu companheirismo incondicional. Nós lhe oferecemos as mesmas boas energias e sentimentos amáveis?

Se queremos saber se um cachorro é feliz, devemos prestar atenção em seu comportamento e na rotina que lhe proporcionamos. E para lhe ajudar a ver seu peludo crescer saudável e feliz, a seguir, daremos alguns conselhos para melhorar seu dia a dia.

É possível saber se um cachorro é feliz?

Assim como nós, os cães também desenvolvem sinais físicos de tristeza. Para saber se um cachorro é feliz, devemos prestar atenção em sua rotina. Como se comporta? O que nos diz com sua linguagem corporal?

Um cão saudável e feliz deve mostrar-se enérgico, com vontade de brincar, correr, pular e compartilhar bons momentos com sua família. Além disso, terá bom apetite e precisará dormir muitas horas por dia para recuperar sua energia.

Mas se um cão se mostra apático, com pouco apetite e dorme excessivamente, pode estar passando por um período de estresse. Em alguns casos, o cão também pode desenvolver condutas agressivas ao se sentir ameaçado ou irritado.

A agressividade também pode ser uma consequência da insatisfação e da falta de estímulos em sua rotina. Nesses casos, a tristeza do cão pode ser um risco para a convivência familiar.

O que fazer se meu cão não parece feliz?

Se seu cachorro se mostra cansado, com pouca energia ou se isola da convivência familiar, é indispensável consultar imediatamente seu veterinário de confiança. Muitas patologia podem influenciar no comportamento e no estado de ânimo dos nossos animais.

Por essas razões, a primeira coisa a ser feita se observamos qualquer mudança nos hábitos e condutas de nossos melhores amigos é descartar qualquer causa patológica.

Após verificar o estado de saúde de nosso animal, é fundamental prestar atenção em sua rotina, para averiguar por que nosso cão está deprimido. 

Ansiedade, estresse e pouca diversão

A maioria dos cães domésticos saudáveis desenvolvem sintomas de tristeza devido ao estresse e o tédio. E isso graças à falta (ou deficiência) de atividades físicas, à solidão ou ao excesso de tempo em casa.

Se queremos ver nosso melhor amigo contente e bem disposto, teremos que nos dedicar a estimular seu corpo e mente. E a primeira coisa a se entender é que a felicidade de nossos animais depende em grande parte de nós.

Não importa o quão independente um animal possa ser por natureza: a falta de afeto e uma rotina negativa poderão deixá-lo seriamente doente.

5 conselhos para oferecer uma rotina mais feliz a seu cachorro

Tão importante quanto saber se um cachorro é feliz é entender como fazer para garantir que sua rotina seja ativa e saudável. É importante seguir esses cinco conselhos:

Proporcionar uma alimentação equilibrada

A tristeza de um cão pode ser, na verdade, uma falta de energia ocasionada por uma deficiência alimentar. Para estar saudável e feliz, um cão precisa receber os nutrientes necessário para seu organismo. Por isso, jamais devemos descuidar da dieta de nosso melhor amigo.

Realizar atividades físicas regularmente

Os exercícios são essenciais para manter nossos cães ativos e evitar o tédio, assim como combater o sobrepeso e as doenças associadas a ele.

Cachorro saudável e feliz

Quando vivemos em ambientes pequenos, como apartamentos, os passeios diários são os melhores aliados para manter nossos melhores amigos em boa forma. O ideal é levá-los para passear pelo menos duas vezes por dia, durante 20 a 40 minutos.

Reservar um tempo só para eles

Nossos dias são cada vez mais agitados, trabalhamos tanto e temos tantas responsabilidades que nos esquecemos de separar um tempo para nos dedicarmos a quem tanto gosta de nós. Essa falta pode ser muito prejudicial para a saúde física e psicológica de nossos companheiros tão carinhosos.

Se queremos ver nosso cão feliz, devemos nos comprometer diariamente com sua educação, atividade física, alimentação e demais cuidados básicos.

Estimular sua mente

Um cão em boa forma também pode desenvolver sintomas de tristeza quando sua mente não é tão estimulada quanto seu corpo. Assim como escolhemos uma ração balanceada para nutrir seu corpo, devemos escolher os melhores brinquedos, exercícios e truques para alimentar sua mente. O ideal é começar a adestrar e socializar nosso cão desde quando ainda é filhote.

Não descuidar da medicina preventiva

Para prevenir qualquer doença que possa tirar a alegria de nosso melhor amigo, é essencial lhe proporcionar uma medicina preventiva adequada.

Um cachorro feliz e saudável deve ir periodicamente ao veterinário, ter sua carteira de vacinação e desparasitação respeitada, e hábitos de higiene reforçados.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog