Mobilidade

Secretário garante construção de ciclovia na Av. Paulista ainda em 2014

A intenção é alargar o canteiro central, para que seja possível instalar ali duas mãos de faixas exclusivas para as bicicletas.

A Avenida Paulista, um dos principais cartões postais e rota constante dos ciclistas urbanos, deve ganhar uma ciclovia até o final deste ano. A informação foi dado por Jilmar Tatto, secretário de Transportes, em declaração ao jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, o início das mudanças na via para a instalação da nova estrutura devem acontecer ainda neste mês. A intenção é alargar o canteiro central, para que seja possível instalar ali duas mãos de faixas exclusivas para as bicicletas.

A decisão faz parte do projeto municipal de instalar 400 km de ciclovias em São Paulo até o final de 2015. Desde junho, quando a proposta foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad, a cidade já recebeu mais de 40 quilômetros de faixas exclusivas que garantem maior segurança aos ciclistas.

Há anos a construção de uma ciclovia na Avenida Paulista é tema de discussões e o local já conta com o histórico de acidentes mortais envolvendo ciclistas e motoristas. Até então, enquanto ciclistas pediam a criação de faixas exclusivas, a Companhia de Engenharia de Tráfego se limitava a sugerir a utilização de vias paralelas, menos movimentadas. Portanto, o anúncio pode ser considerado um passo importante para todos aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo.

Por enquanto, a Av. Paulista continua recebendo a ciclofaixa de lazer, instalada na via durante os domingos e feriados nacionais, entre 7h e 16h.

Redação CicloVivo