Este é o primeiro SUV feito pela Seat, a montadora espanhola, pertencente ao grupo Volkswagen, ele é feito sobre a conhecida e popular plataforma MQB, a mesma usada por exemplo pelo Volks Tiguan e Golf e seu irmão de fábrica Seat Leon. Seu desenho apesar de não contar com nada de diferente ou inovador, agrada bastante, seguindo o conhecido padrão visual dos carros da Seat.
Na dianteira o modelo conta com perfil agressivo com grade trapezoidal, para-choque com tomadas de ar grandes, além de belos faróis full led. Passando para as laterais o Seat Ateca conta com linha de cintura alta com vinco elevado pouco acima das maçanetas, por último a traseira traz lanternas grandes e bem desenhadas, que lembram as usadas nos modelos da Audi.
O Seat Ateca mede 4.36 metros de comprimento, e deve apresentar um bom espaço interno, tendo 510 litros de espaço no porta-malas, (485 litros na versão com tração 4×4).
Do lado de dentro,o painel conta com desenho que lembra também os outros modelos da Seat, seguindo um estilo sóbrio porém bem construído, com materiais de boa qualidade, o jipe também apostará em uma lista de equipamentos caprichada, com volante esportivo multifuncional, sistema multimídia com tela de 8 polegadas, bancos em couro em dois tons, partida sem chave feita por meio de botão no painel, sistema de recarga de celulares wireless e teto solar panorâmico.
Destaque também para a parte da segurança ele pode vir com piloto automático inteligente ACC com alerta de colisão frontal, e reconhecimento de sinais da estrada, detecção dos pontos cegos ao redor do carro, e sistema de câmera 360 graus, o modelo ainda traz um interessante sistema chamado Traffic Jam Assist, uma função usada para as cidades, que permite ao modelo andar de forma automática no transito pesado das cidades. O Ateca pode acelerar, frear e até virar automaticamente quando esta no trânsito, já em velocidades acima de 60km/h o sistema fornece suporte controlando a velocidade e mantendo o carro na faixa de rolagem.
Em termos de mecânica o Seat Ateca terá uma vasta gama de motores, sendo TSI a gasolina e TDi diesel, com níveis de potência partindo dos 115 cv a 190 cv de potência. Ele terá versões com tração dianteira ou 4×4, tendo câmbio mecânico nas versões de entrada ou automático DSG de sete velocidades e dupla embreagem nas configurações top.
As vendas devem começar na Europa na metade do ano, com ele a Seat espera elevar suas vendas em cerca de 25% no oeste europeu. o Ateca será montado na fábrica da Seat em Saragossa, na Espanha.
Créditos : Autos24h