Autoridades mundiais vetaram a proposta de criação de um santuário baleeiro no Atlântico Sul. Segundo a agência de notícias France Press, a decisão foi tomada na última segunda-feira (2), durante a reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI).
A proposta foi votada e alcançou índice de aprovação em 65%. No entanto, para que fosse aceita e colocada em prática era necessário que 75% dos representantes concordassem com a ideia, o que não aconteceu.
O projeto de construir um santuário para baleias entre a América do Sul e a África é antigo, que data de 2000, sob a liderança de Brasil e Argentina. Uma das justificativas para a proposta é o fato de o governo brasileiro ter concluído que o turismo e observação é muito mais rentável que a caça às baleias.
Além do retorno financeiro, estes locais em que as baleias são totalmente protegidas colaboram para o desenvolvimento de pesquisas científicas, conforme explicado por Vanessa Tossenberger, da Sociedade para a Conservação das Baleias e Golfinhos.
Países como Japão, Noruega, Islândia e Rússia são apontados como grandes influenciadores para que o santuário não se concretize. Inclusive estas nações, favoráveis à caça das baleias, são acusadas de comprar votos de países neutros. Com informações da Agência France Press.
Redação CicloVivo