Rivais coreanas lado a lado. A Samsung, LG e a SK se uniram ao Hyundai Motor Group para criar uma aliança de veículos elétricos (EV).
A proposta prevê que os chips de direção autônoma da Samsung e as baterias da SK sejam instalados nos modelos elétricos fabricados pela Hyundai e pela Kia; enquanto, ao mesmo tempo, os painéis OLED usados no interior dos veículos serão da LG.
De acordo com um funcionário da indústria automotiva por dentro do assunto, a expectativa é que essa sinergia por meio da colaboração entre empresas sul-coreanas tenha um impacto significativo no desenvolvimento do setor de veículos elétricos no país.
Foco no futuro dos veículos elétricos
A criação da aliança centrada na Hyundai foi atribuída a investimentos substanciais da Samsung, SK e LG para aumentar sua competitividade e presença na indústria automotiva global.
Hoje, diversas tecnologias dos componentes automotivos coreanos fazem sucesso nos mercados estrangeiros. A Samsung, por exemplo, fornece semicondutores para sistemas de auxílio à condução para a Audi e a Volkswagen. E a LG vem expandindo sua base de clientes desde 2021, quando começou a fornecer telas OLEDs para os cockpits digitais da Mercedes-Benz.
Assim, à medida que cresce a competição pela liderança do mercado automotivo global, a aliança faz todo sentido para as empresas envolvidas e fortalece o setor na Coreia do Sul; mais do que isso, a vantagem de ter fornecedores próximos, reduz custos e consequentemente aumenta a competitividade.
Fonte: The Korea Times
Créditos: TecMasters