O Citroën Xsara, foi lançado em 1998 para substituir o ZX, e também levar a montadora francesa a disputar mercado com modelos de peso como VW Golf, Opel Astra e Ford Focus.
Ele era montado sobre a mesma plataforma do antigo ZX (a mesma também do Peugeot 306), porém sua carroceria esculpida pelo renomado estúdio italiano Bertone, agradava bastante, com um desenho harmonioso e agradável, ao contrário dos demais Citroëns da época que tinha linhas quadradas, o Xsara exibia formas curvas e aerodinâmicas, apesar de ser um hatchback, e medir apenas 4.16 metros o Xsara apresentava um espaço interessante, era praticamente um sedan, com porta malas de 408 litros.
Versões…
Ele chegou ao Brasil já em 1998, inicialmente nas seguintes versões: GLX e Exclusive, ambas equipadas com um bloco 1.8 16v de 112 cv e 15.5 kgfm de torque, e a esportiva VTS Coupé com um potente motor 2.0 16v de 167 cv e 19.3 kgfm de torque, em todas o câmbio era manual de cinco marchas, ou opcionalmente automático de 4 velocidades.
Francês bem equipado…
Um dos destaques do modelo era seu interior com painel moderno e bem desenhado, um acabamento de bom nível com revestimentos feitos de materiais de qualidade, além da boa lista de equipamentos: De série a versão GLX vinha com itens como ar-condicionado, airbag duplo, freio a disco nas quatro rodas, direção hidráulica com ajuste de altura, vidros, travas e retrovisores com ajustes elétrico, enquanto a Exclusive, ainda vinha com rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina. Opcionalmente havia itens como freios com ABS, teto solar elétrico, rádio (ainda toca fitas) com comandos no volante, bancos em couro, além do câmbio automático de 4 marchas.
Particularidades do Xsara…
O Xsara contava com algumas particularidades própria dos diferentes carros franceses, como o estepe que apesar de ficar embaixo do carro, era posicionado sobre uma bandeja que só podia ser desparafusada por dentro do porta-malas, outra curiosidade é alavanca de ajuste do banco do motorista, ela era retrátil localizada na lateral do banco ao lado da porta, havia falhas como os comandos dos vidros elétricos que ficavam no painel, ao invés das portas.
Desempenho…
Em termos mecânico o Xsara 1.8 16v apresenta um desempenho satisfatório, com seus 112 cv ele vai de 0 a 100 km/h em 10.2 segundos, e tem velocidade máxima de 195 km/h. Já a versão VTS coupé com seus 167 cv, ia de 0 a 100km/h em 8,7 segundos e alcançava os 220 km/h.
Em 1998 o Citroën Xsara GLX partia de R$ 28,900, a Exclusive custava R$ 30,600, já a esportiva VTS custava bem mais caro, R$ 42.900.
Em 1999 a Citroën trouxe ao Brasil duas novidades, a bela versão perua do Xsara, chamada oficialmente de Xsara Break, como destaque a perua apostava em um bom espaço interno, com 4.34 m de comprimento – 18 cm maior que o Xsara hatch, o porta malas ostentava amplos 517 litros de capacidade. O motor era o mesmo 1,8 16v de 112 cv usado pelo hatch, a Xsara Break era oferecida em versão única GLX.
No ano de 2001 a Citroën lançou no Brasil a segunda geração do Xsara, apesar de ter mantido a mesma plataforma, as mudanças na dianteira foram profundas, o carro ganhou novos faróis maiores com desenho em formato de gota, grade maior e mais envolvente, seguindo o estilo da Xsara Picasso, o para-choque ficou mais encorpado com abertura maior de tomada de ar e estilo mais agressivo, o capô também foi renovado ficou mais volumoso. Enquanto que na traseira as alterações no Xsara 2001 foram bem mais contidas, apenas as lanternas que receberam novas lentes, e o para-choque que recebeu contornos mais modernos.
Por dentro do Xsara 2001 não houveram grandes mudanças em relação ao modelo lançado por aqui em 1998.
Além do novo visual, outra alteração na segunda geração do Xsara foi a substituição do motor 1.8 16v de 112 cv, pelo bloco 1.6 16v com 110 cv e torque de 15,3 kgfm, este motor apostava em uma melhor economia de combustível, fazendo até 14 km/l na estrada de acordo com a fabricante.
Ainda em 2001 também aconteceram mudanças no motor 2.0 16v usado pela versão esportiva VTS, o potente bloco de 167 cv usado até então, foi substituído por um motor mais econômico, porém 30 cv menos potente tendo 138 cv, este bloco é o mesmo 2,0 usado pela minivan Xsara Picasso.
Versões em 2001…
As versões permaneceram as mesmas: GLX, Exclusive a esportiva VTS Coupé. A versão perua Break também foi reestilizada e ganhou o motor 1.6 16v.
Em 2001 versão VTS chegou com motor 1.6 16v…
Um detalhe curioso é que a versão VTS nesta nova geração de 2001 chegou ao Brasil usando o mesmo motor 1.6 16v de 110 cv das demais configurações, foi só alguns meses depois, que ela recebeu o novo motor 2.0 de 138 cv.
Com vendas já sem o mesmo pique do lançamento, no ano de 2003 a Citroën decidiu deixar de vender o Xsara no Brasil, apesar do modelo não ter tipo a mesma procura dos rivais como Golf, Astra e Focus, ele até que vendeu bem, de 1998 a 2003, ou seja, durante 5 anos foram 25,864 unidades do Xsara comercializadas no Brasil.
O mesmo aconteceu na Europa, onde Xsara foi descontinuado e substituído pelo C4 em 2004.
Abaixo você confere as fichas técnicas do Citroën Xsara
Citroën Xsara GLX e Exclusive 2 e 4 portas 1998 a 2000
Motor:
1.8 16v, 4 cilindros, gasolina
Potência: 112 cv a 5,500 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4,250 rpm
Tração e câmbio:
Dianteira, 5 marchas manual (opcional 4 marchas automático)
Desempenho:
0 a 100 km/h em 10.7 segundos
Velocidade máxima: 195 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 9.4 km/l
Estrada: 12.8 km/l
Dimensões:
Comprimento: 4,16m
Largura: 1,69 m
Altura: 1.40 m
Entre-eixos: 2,54m
Porta malas 408 litros
Taque de combustível: 54 litros
Peso: 1115kg
Pneus e Rodas: 185/65 R15, rodas de liga leve aro 15
Citroën Xsara VTS Coupe 2 portas 1998 a 2000
Motor:
2.0 16v, 4 cilindros, gasolina
Potência: 167 cv a 6,500 rpm
Torque: 19.3 kgfm a 5,550 rpm
Tração e câmbio:
Dianteira, 5 marchas manual
Desempenho:
0 a 100 km/h em 8.7 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 7.4 km/l
Estrada: 14 km/l
Média: 10.9km/l
Dimensões:
Comprimento: 4,16m
Largura: 1,69 m
altura: 1.40 m
Entre-eixos: 2,54m
Porta malas 408 litros
Taque de combustível: 54 litros
Peso: 1190kg
Pneus e Rodas: 195/55 R15, rodas de liga leve aro 15
Citroën Xsara Break GLX 1998 a 2000
Motor:
1.8 16v, 4 cilindros, gasolina
Potência: 112 cv a 5,500 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4,250 rpm
Tração e câmbio:
Dianteira, 5 marchas manual
Desempenho:
0 a 100 km/h em 11.1 segundos
Velocidade máxima: 196 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 8,2 km/l
Estrada: 15 km/l
Dimensões:
Comprimento: 4,35m
Largura: 1.70 m
Altura: 1.40 m
Entre-eixos: 2,54m
Porta malas 517 litros
Taque de combustível: 54 litros
Peso: 1150kg
Pneus e Rodas: 195/55 R15, rodas de liga leve aro 15
Citroën Xsara GLX e Exclusive 2001 a 2003
Motor:
1,6 16v, 4 cilindros, gasolina
Potência: 110 cv a 6000 rpm
Torque: 15,3 kgfm a 4,000 rpm
Tração e câmbio:
Dianteira, 5 marchas manual (opcional 4 marchas automático)
Desempenho:
0 a 100 km/h em 9,8 segundos
Velocidade máxima: 198 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: 10,8 km/l
Estrada: 14 km/l
Dimensões:
Comprimento: 4,18m
Largura: 1,70 m
Altura: 1.40 m
Entre-eixos: 2,54m
Porta malas 408 litros
Taque de combustível: 54 litros
Peso: 1141kg
Pneus e Rodas: 195/55 R15, rodas de liga leve aro 15
Citroën Xsara VTS 2001 a 2003
Motor:
2,0 16v, 4 cilindros, gasolina
Potência: 137 cv a 6000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4,100 rpm
Tração e câmbio:
Dianteira, 5 marchas manual
Desempenho:
0 a 100 km/h em 8,6 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Consumo: (dados de fábrica)
Cidade: km/l
Estrada: km/l
Dimensões:
Comprimento: 4,18m
Largura: 1,70 m
Altura: 1.40 m
Entre-eixos: 2,54m
Porta malas 408 litros
Taque de combustível: 54 litros
Peso: 1141kg
Pneus e Rodas: 195/55 R15, rodas de liga leve aro 15