Muitas pessoas possuem o sonho de conquistar a independência financeira. Fazem diversos planos, e se sacrificam a fim de garantir um dinheiro a mais no fim do mês. Mas, o que muita gente não sabe é que, o mercado financeiro está repleto de boas oportunidades para quem quer começar a investir.
Obviamente, é um desafio a quem ainda não possui muita experiência. No entanto, começar do zero é possível e, com alguns passos importantes, pode ser muito mais simples do que aparenta. Mas por onde começar? A rentabilidade de uma aplicação está aliada à segurança, mas com planejamento, estratégia e conhecimento é possível entender melhor como isso funciona.
Por sorte, a partir de agora, é possível conferir essas dicas fundamentais para quem pretende dar início às negociações no mercado financeiro, de maneira consciente, seguro e assertiva. Vem ver como!
Conheça sobre o mercado de investimentos
Não é possível investir sem ao menos saber como está o cenário econômico, ou quais são os tipos de investimentos. No geral, é imprescindível, antes de tudo, conhecer sobre o mercado. Uma boa dica é ler bastante sobre o assunto em jornais, para compreender a atualidade, e conhecer portais especializados, a fim de ter mais intimidade com os termos técnicos e outros detalhes essenciais para garantir familiaridade com o mundos dos investimentos.
Para quem vai começar, é necessário ter conhecimento dos tipos de investimento (renda fixa, variável, fundos de investimentos, etc), bem como os termos adicionais, como prefixado, pós-fixado, rentabilidade, risco e liquidez.
Além disso, é essencial ter em mente, após esse processo de pesquisa, o seu perfil de investidor — conservadores, moderados e arriscados — e quais são seus objetivos de vida. Com isso, é possível traçar uma estratégia adequada para você e, com isso, mais certeira.
Mas como definir meus objetivos e perfil?
Todo mundo possui sonhos; dos mais cabíveis aos mais surreais. É preciso, nesse momento, separar quais podem ser realizados com aplicações financeiras e transformá-los em objetivos.
É essencial definir alguns fatores para seus objetivos, e tempo e dinheiros são os principais. Quanto tempo preciso até realizá-lo? Quanto posso investir nesse período? Nesse sentido, todos os investimentos são movidos por essas metas: abrir seu próprio negócio, ter uma reserva de dinheiro, comprar um apartamento, casar etc.
A partir desse momento, é possível definir melhor seu perfil de investidor. Com aplicações visando o longo prazo, vale ser um pouco mais agressivo nas aplicações, pois a volatilidade não impacta de forma tão significativa; com os objetivos de curto prazo, já é mais indicado um produto com maior liquidez, sem muito risco.
Conte com profissionais qualificados
Principalmente para quem ainda está começando, a ajuda de profissionais da área é essencial para garantir bons resultados logo de início. Existem instituições financeiras de confiança que podem ajudá-lo nesse processo, mas é fundamental pensar em quais delas valem a pena e quais não são indicadas para seu perfil.
Os bancos, por exemplo, podem ser mais confortáveis de se procurar, com um gerente de confiança. Mas é preciso lembrar-se de que eles trabalham por comissão e nem sempre indicam quais aplicações são as mais adequadas para seu perfil; o mais indicado é buscar uma consultoria especializada e independente, que montará uma carteira específica para seus objetivos.
Converse com quem já possui experiência na área
Não existe nada melhor do que trocar experiências e adquirir conhecimento na área para conduzir melhor seus investimentos. Isso traz segurança e tranquilidade, com a certeza de que o caminho seguido é o mais certo para seu perfil. Uma boa forma de se fazer isso é conversando com investidores de sucesso ou pessoas que entraram no mundo das finanças e conseguiram a sonhada independência financeira.
Uma alternativa é participar de feiras, workshops, palestras e outros eventos voltados para isso. Há diversas companhias que oferecem cursos voltados a quem quer se especializar e no mundo dos investimentos e em todas as possibilidades do mercado financeiro. Com essas dicas, é bastante simples fazer suas aplicações com mais segurança e resultados satisfatórios.