PET

Saiba como agir caso seu cão se solte da coleira

Escrito por Escobar Dog

[ad_1]


Todo tutor tem medo do cachorro escapar da coleira na rua e fugir, esse é um pesadelo que ninguém quer viver, mas pode sim acontecer, vamos falar aqui de como agir caso você passe por isso e dar algumas dicas para evitar essas situações.

cão passeio

Escolha a guia e coleira ideal

Muitos cães conseguem sim passar o pescoço pela coleira, por isso muitas vezes o peitoral é muito melhor, do que a coleira tradicional, então se seu cão costuma puxar você pode escolher um peitoral anti-puxão, que atam a guia na parte da frente atrapalhando quando o cão tenta puxar o dono.

Além de escolher a guia e coleira ideal, sempre ajuste direitinho no seu cão, não precisa ficar super apertada, mas também não pode ficar folgada, se ficar folgada o cão pode sim arrumar uma forma de sair, então deixa e coleira justa e correta no seu cão.

guia anti-puxão

Ensine a passear

Quanto mais você ensinar seu cão a passear corretamente, com calma e caminhando ao seu lado, menores são as chances do cãozinho se assustar com qualquer coisa e fugir. Isso pode evitar essa situação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como acostumar o cão ao passeio

Socializar o cãozinho para que ele não tente fugir de outros cães ou se soltar de você para atacar outro cão, também é uma ótima ideia para evitar a situação de fuga do cãozinho.

guia anti-puxão

Segure bem a guia

Tencionar a guia não é um bom sinal para o cão, mas por outro lado você precisa segurar direito a guia para impedir que o cãozinho não puxe de repente e fuja. Optar pelas guias que vem com um espaço para o tutor colocar a mão dentro e entrelaçar o braço na guia é uma boa ideia, pois fica mais difícil do cão puxar e você acabar soltando.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a importância do passeio para os cães 

Nunca corra atrás do cachorro

Quando o cachorro foge e o dono corre atrás, o cão vê aquilo como uma brincadeira, e vai continuar correndo, fugindo de você, então se você correr atrás dele, ele com certeza vai correr mais rápido que você, quanto mais atlético e jovem seu cão for, menores as chances de você alcançá-lo. Você pode perde-lo ou o cãozinho ser atropelado. Por isso por mais que seus instintos te digam para alcança-lo jamais corra atrás do seu cão.

dona correndo atrás de cão

Se jogue no chão

É isso mesmo, se seu cão fugir, o melhor que você pode fazer é se jogar no chão e gritar, finja que quebrou a perna, que está machucado, dê o seu melhor como um bom ator para que ele realmente acredite que você está ferido. O cão vai voltar para ver o que houve com você, e você vai poder segurá-lo.

Muitas pessoas já usaram essa técnica e é de fato umas das mais eficientes, na hora do desespero não tem vergonha que te segure, então ao invés de sair correndo e atiçar o cão a correr mais, se jogue no chão para que ele venha até você.

Tenha um biscoito com você

Cão comendo petisco

Se você levar um petisco no bolso e o seu cão fugir você também pode chama-lo e mostrar o biscoito, para os cães ensinados a ganhar petiscos só depois de obedecer um comando como sentar ou deitar, é tiro e queda, o cão ensinado a sentar para ganhar petisco vai automaticamente sentar ao ver o petisco e esperar que você o recompense.  É nessa hora que você vai pegá-lo e colocar na guia ou na coleira de volta.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre petiscos caseiros para cães

Dica

Se seu cão já fugiu e você não mudou nada, ou já conseguiu escapar da coleira dentro de casa mesmo e você achou engraçadinho, ou quem sabe puxa muito você e te arrasta pela rua por ser muito grande.

cão e tutor

É hora de fazer algo a respeito. É evidente que seu cãozinho tem grandes chances de escapar na rua e muitas coisas ruins podem acontecer como ele ser atropelado ou se perder. Então comece a ensina-lo a andar junto e não puxar, ou troque a coleira do seu cão e evite que essa situação venha a acontecer.

Vale lembrar que prevenir é sempre bom, afinal até cães adestrados podem se empolgar por ver uma fêmea, ou se assustar com o ronco de uma moto e acabar escapando.


Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-como-agir-caso-seu-cao-se-solte-da-coleira/.

[ad_2]
Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog