Tecnologia

RTX 3070: upgrade para 16 GB de Vram não oficial deixa placa com performance incrível

Cada vez mais, os jogos estão pedindo placas com mais Vram para poderem rodar com a melhor qualidade gráfica possível. Assim, um modder decidiu adicionar mais memória a uma placa RTX 3070 para saber como ficaria o seu desempenho com essa ajuda extra.

A modificação foi feita por Paulo Gomes em parceria com Pedro que dobraram a quantidade de Vram da RTX 3070, ou seja, saiu de 8 GB para 16 GB. Um dos motivos para o upgrade foi o fato de jogos mais recentes, como Resident Evil 4 Remake, apresentarem quedas de FPS ao quase atingirem o limite de uso da memória da GPU.

O processo, claro, foi feito por profissionais da área e, além do upgrade de memória, envolveu outros processos. Um destes, por exemplo, foi a troca de lugar dos capacitores para que a placa pudesse continuar trabalhando na voltagem certa.

A modificação da RTX 3070, inclusive, foi reconhecida sem problemas no Windows com a ajuda do GPU-Z. Como é possível conferir na imagem abaixo, o campo “Memory Size” apresenta o valor 16.384 MB.

RTX 3070 Modificada para 16GB no GPU-Z

Imagem: reprodução/Paulo Gomes

RTX 3070 ficou com bom desempenho

Após a modificação, o teste de fogo foi feito novamente com o Resident Evil 4 Remake com os gráficos tudo no máximo. Por sua vez, o resultado foi um sucesso, uma vez que o título passou a usar mais Vram e manteve uma taxa de quadros média de 84 FPS. Antes do upgrade, a taxa de quadros média era de 70 FPS.

RTX 3070 Modificada para 16GB - média de FPS

Imagem: reprodução/Paulo Gomes

O pessoal que realizou a modificação, vale notar, é uma empresa especializada em reparo de placas de vídeo. Já na descrição do vídeo do YouTube, eles ressaltam que ainda não oferecem o serviço de upgrade de Vram.

Via: Tom’s Hardware


Créditos: TecMasters