Os Destaques da Semana de hoje é especial e, portanto, não teremos destaques APENAS DESTA semana. Como esta será a última edição do ano, preparamos um apanhadão com as 12 matérias mais lidas ao longo de 2022 pelos leitores do TecMasters. A ideia é que possamos fazer uma retrospectiva e nos prepararmos para entrar com o pé direito (e esquerdo, por que não?) em 2023.
Aproveitamos para deixar o nosso agradecimento por acompanharem o nosso trabalho diário aqui no site, sempre prezando por trazer os melhores e mais relevantes conteúdos do mundo dos games, entretenimento e tecnologia. Boas festas, boa virada de ano e, em janeirão, voltamos à programação normal com mais Destaques da Semana para vocês.
Um beijo e um queijo!
—
—
1- GameCube na vida real
Essa foi de longe a mais lida do ano. Se você perdeu esse bafo, te contamos em detalhes: a manobra do piloto profissional de Nascar, Ross Chastain, durante uma corrida no autódromo de Martinsville (EUA) deu o que falar! Não só porque era arriscadíssima, mas também porque o macete só foi feito por ele uma vez: quando o piloto costumava jogar Nascar 2005 no GameCube. Da 10ª posição, Chastain ultrapassou a linha de chegada em quinto lugar. Nada mal para uma manobra de videogame, não acham?
2 – Com grandes poderes vêm grandes dimensões
Podemos dizer que o ano de 2022, com certeza, foi ofuscado pelos lançamentos da Nvidia. Em especial, os primeiros modelos da série RTX 40 – RTX 4090 que chegou em outubro e a RTX 4080, que deu as caras em novembro – trouxeram grandes emoções para os aficionados por tecnologia. com um upgrade para as placas Ada Lovelace que foi bem grande — inclusive em tamanho. Tipo literalmente. Coisa grande mesmo. Papo sério.
Quem chamou atenção mesmo, no entanto, foram a RTX 4090 Aorus Master , que trouxe uma contribuição gigante para o mercado de hardware – tão grande que caberia quase 10 Radeon RX 6400 dentro desse modelo da Gigabyte. Foram pomposos 36 cm de comprimento, 16 cm de largura e 7,5 cm de altura.
E quem mais chamou atenção (mas por outros motivos)? Sim, ela mesmo: a RTX 4090 que derrete sozinha. Parece que a placa tinha tanto poder de processamento que nem os cabos aguentaram…
3 – A mais pedida
Como todo bom Destaques da Semana, ela não poderia deixar sua marca registrada na lista: a Unreal Engine 5. A notícia que mais chamou atenção durante este ano envolvendo a engine da Epic foi esse vídeo feito por um fã, que refez a clássica abertura de Need for Speed: Most Wanted usando a tecnologia. Vale a pena ver de novo, com certeza.
4 – Existia vida antes da Internet?
Dezessete de maio, Dia Mundial da Internet. Sim – esta matéria, além de comemorativa, foi bastante acessada pelo seu teor ~curioso~. Afinal, quem é que não quer relembrar de como era o mundo antes da Internet e sem todas as facilidades que essa tecnologia trouxe?Veja bem: eu disse “relembrar” e não “reviver”. Alô, galera dos anos 1990! Essa foi feita pra vocês, hein? Chega mais aqui para ver e rever as relíquias que existiam antes da era da conectividade!
5 – Quem quer dinheiro?
Claro que esta também não poderia ficar de fora do ranking – afinal, quem é que não quer ganhar um dinheirinho extra, não é mesmo? (Ainda mais quando estamos falando de um esquema dentro da lei). A façanha foi possível graças ao serviço criado pelo Banco Central (BC), o Valores a Receber ficou extremamente popular dentro de poucas horas após anunciado, já que ele tinha a promessa de, primeiro, informar se brasileiros têm ou não dinheiro retidos por instituições financeiras a ser devolvido e, segundo, fornecer uma ferramenta para que o dinheiro de fato fosse devolvido. O sucesso foi tamanho, que chegou a derrubar o site do BC, que retornou após algumas horas. Quem não retornou até agora, no entanto, foi o tal do Valores a Receber que, por sinal, continua sem previsão para das as caras novamente. Quem sabe em 2023…
6 – Vai bater!
Elon Musk não entrou diretamente nesta lista – e nem foi por falta de querer. Mas à parte das polêmicas geradas pelo bilionário este ano (que, aliás, spoiler: vão ganhar uma retrospectiva especial aqui no site nos próximos dias), vamos citá-lo indiretamente com o foguete da empresa SpaceX. Quem não se lembra do bafafá que o possante espacial causou ao entrar em rota de colisão com a Lua?
Se não lembram do caso, ao menos devem saber o fim da história: o foguete bateu, sim. Aliás, descobriu-se posteriormente que houve uma falha na identificação e o foguete, na verdade, nem era um Falcon 9, mas sim um objeto pertencente à missão chinesa Chang’e 5-T1. De qualquer forma, o fato é que o objeto colidiu com a Lua. Foi um fato ruim? Bem… por incrível que pareça, os cientistas afirmam que não. Quem sou eu para contrariá-los…
7 – É uma cilada, Bino!
E olha ela aí outra vez: a Unreal Engine 5 tomou conta das notícias em 2022 e não é para menos. Os gráficos que os criadores andam produzindo com a engine andam mais realistas do que muita coisa do próprio mundo real. Como essa obra-prima feita pelo artista 3D Lorenzo Drago. Reveja essa lindeza de gráfico absurdo nesses 3 minutos hipnotizantes em vídeo.
8 – Meu nome é trabalho (e meu trabalho é jogar)
Uma das notícias mais lidas do ano foi o caso deste programador que decidiu automatizar todo o trabalho para conseguir se dedicar ao que realmente queria fazer da vida: passar o dia jogando videogame. Sonho de consumo de muitos, não é mesmo? Ainda mais porque o trabalho do cara é bastante repetitivo e monótono, ou seja, a combinação perfeita para que possa ser automatizado facilmente.
Fora o salário: US$ 90 mil anualmente, o que daria cerca de R$ 40 mil mensais, na conversão atual. “Eu bato ponto todos os dias, jogo videogame ou qualquer outra coisa, e, no fim do dia, olho os registros para ter certeza de que tudo correu bem”, disse ele, ao descrever a rotina em um post no Reddit. Bom, ao menos ninguém pode dizer que ele não está fazendo o trabalho pelo qual foi pago…
9 – Baía pirata
Pirataria é um assunto que sempre assombrou os mais diversos universos dentro da indústria do entretenimento, de filmes a games. Neste ano, as produtoras gringas decidiram dar um basta e foram atrás não apenas de quem está reproduzindo conteúdos com fins comerciais, mas também de meros mortais como nós, que baixam torrent para assistir em casa. Chuto que o que mais chamou atenção neste top 9 do ranking foram os valores das multas, que estão salgadíssimas!
10 – Windows 11
Ao mesmo tempo que muita gente estava ansiosíssima pelo lançamento do Windows 11, muitas dores de cabeça foram geradas quando o OS foi de fato liberado. Só de Destaques da Semana, o sistema foi protagonista de chamadinhas inúmeras vezes – e nem foi por bons motivos. Muitos bugs assombraram a atualização. Mas, no fim, tudo deu certo.
11 – Morreu de morte matada
Se pudéssemos citar alguma bizarrice que a tecnologia trouxe para o mundo real, com certeza este experimento estaria no topo da lista. A notícia foi sobre a obra da Sword Art Online (SAO) que prometia o seguinte: os jogadores usam um equipamento de realidade virtual chamado sugestivamente de NerveGear. Com ele, é possível criar conexões entre o cérebro humano e o mundo virtual, permitindo inclusive que jogadores sintam as sensações do mundo fantástico. Bem no esquema Matrix. O problema é que as sensações também englobam mortes. De verdade.
12 – GTX
Abrindo os trabalhos com ela: a GTX 1630. Primeiro, o lançamento chamou atenção porque partiu de um rumor que acabou se tornando realidade. Mas como a realidade é triste, o lançamento acabou virando desilusão: em testes de benchmark, a GPU mostrou um desempenho similar à versão GTX 1050 Ti – que é um hardware de nível básico disponibilizado há seis anos. Fica aqui, no entanto, o registro desta, que foi uma das notícias mais lidas no ano.
_
Os Destaques da Semana é uma coluna semanal publicada pelo TecMasters, que tem como objetivo trazer informação de forma leve, sem deixar o compromisso jornalístico de lado — nada como aquela pitadinha de entretenimento, só para dar um gostinho de quero mais. E, claro, de forma resumida, porque o negócio é ser informativo, mas não queremos que você perca o fim de semana lendo matéria, não é mesmo? (afinal — sem tempo, irmão). Os vídeos são feitos em parceria com a KaBuM! TV.
Para ler todas as edições anteriores, clique aqui.
Créditos: TecMasters