A Renault está lançando no mercado europeu a linha 2017 do seu hot hatch de entrada, o Clio RS. O bólido, assim como a versão convencional do Clio europeu, passou por um leve facelift de meia-idade, ganhando uma série de aprimoramentos, ao começar pelo design que ficou ainda mais impactante e chamativo.
Na dianteira o carro exibe uma nova grade com um novo acabamento, além de faróis full-leds, novos faróis de neblina também em LED com posicionamento que lembram o logo da Renault Sport, além de spoilers inspirados nos carros de F1. A sensação de esportividade da carroceria é reforçada pelas rodas de 18 polegadas, que é outra novidade da linha 2017. O pacote de melhorias inclui ainda sistema de escape da renomada marca Akrapovic.
O interior também passou por um banho de loja, com direito a novos revestimentos para os bancos, uma nova central multimídia e com acabamento mais refinado. Destaque ainda para o novo volante esportivo que conta com paddler shifts (borboletas) em alumínio, assim como detalhes como os pedais de alumínio.
O volante esportivo com uma marca vermelha no topo é outro item característico dos carros de corrida
Há duas configurações oferecidas do Clio RS 2017, uma com “apenas” 200 CV e outra ainda mais insana, chamada de Trophy que conta com 220 CV, é baseada na versão de corrida do Clio, que conta com suspensão reajustada, 10mm mais baixa na dianteira e 20mm mais baixa na traseira. Para a alegria dos pilotos de finais de semana, ele traz um inovador controle de largada (lauch control), que garante arrancas quase perfeitas, sem cantar os pneus.
As rodas de liga leve de 18 polegadas, são um show à parte
O compacto nervoso da Reneault, pode deixar comendo poeira, vários esportivos maiores. Segundos dados de fábrica ele precisa de apenas 6.6 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 235 km/h. Em ambas as versões o câmbio automatizado de seis velocidades dupla embreagem, com possibilidade de trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante.
A proposta do Clio RS é ser um carro de alta performance a um preço mais atraente em relação a um esportivo de uma marca premium, como Audi ou BMW. Ou seja, um modelo pra quem gosta de acelerar mas não dispõem de um conta bancaria gorda. Esse mercado ainda pouco explorado no Brasil já é bastante popular na Europa, por lá já há vários outros foguetinhos de bolso, como Fiesta ST, Peugeot 208 GTI e VW Polo GTI.
Infelizmente essa máquina vai passar longe do mercado brasileiro, já que assim como a geração nova do Clio, a Renault não possui planos de vender o modelo RS em terras brasileiras.
Créditos : Autos24h