PET

Reconhecer as infecções urinárias dos gatos

Escrito por Escobar Dog

[ad_1]

Os gatos são animais independentes. Praticamente não temos que nos preocupar com eles. Não precisam sair para passear e fazem suas necessidades sozinhos, numa caixa de areia. Isso faz com que tenhamos dificuldades em saber se nosso animal tem problemas, como uma infecção urinária.

Entretanto, os gatos, tal como outros animais, demonstram através de seu comportamento que alguma coisa não vai bem quando isso acontece. Vejamos como identificar infecções urinárias, muito comuns em felinos. Isso é realmente algo muito mais frequente do que se pensa.

O que são as infecções urinárias?

O termo engloba qualquer tipo de sofrimento ou condição que afete a bexiga ou a uretra.

Ainda que, em geral, este tipo de infecção seja fácil de tratar, em certas ocasiões podem ser um sinal de alguma coisa mais grave. Por exemplo, a nefrite, que é uma inflamação dos rins, a insuficiência renal, normalmente causada por uma infecção da bexiga que foi mal curada, ou uma infecção dos rins.

Tudo isso torna sumamente importante que, diante de qualquer sinal de infecção ou outro tipo de problema na urina de nosso gato, façamos uma visita urgente ao veterinário, já que a vida de nosso animal de estimação pode estar em risco.

Sintomas das infecções urinárias nos gatos

É importante estar sempre atento, pois não devemos pensar que, por fazer suas necessidades na caixinha de areia, nunca acontecerá nada com eles.
Quando acontecer alguma coisa com eles, apresentarão certos sintomas, tais como:
  • Dificuldade ao urinar. Se você percebe que ele começa a dar muitas voltas, que se encolhe para urinar ou faz qualquer outro gesto que não é habitual, não hesite e leve o animal ao veterinário o quanto antes.
  • Pouca quantidade. Se ele urina pouco, mas repetidas vezes, é sinal de que alguma coisa está acontecendo.
  • Queixa-se ao urinar. Se dói quando urina e mia ou chora, sem dúvida, está acontecendo algo.
  • Lambidas na zona genital. Se um gato lambe de maneira excessiva e compulsiva suas partes genitais, pode ser por uma coceira causada por uma infecção.
  • Urina fora da caixa. Quando está doente ou sente que algo não vai bem, pode tentar experimentar urinar em outros locais com a esperança de encontrar alívio.
  • Sangue na urina. Isso é um sinal inequívoco de que algo vai mal.
  • Vômitos, diarreia ou falta de apetite.
  • Urina com um cheiro muito forte. Se você observa que a urina cheira com muito mais intensidade do normal, pode ser um cheiro causado por uma infecção.

Caso você veja alguns ou tão somente um desses sintomas, o melhor é que vá ao veterinário para que ele atenda o quanto antes seu animal de estimação.

Por que os gatos sofrem de infecções urinárias?

Essas infecções podem acontecer por vários motivos e são mais comum do que imaginamos.

Ainda que os vírus e bactérias que encontramos no meio ambiente ou inclusive na água que bebem podem causar esse problema, existem outros fatores que podem influir.

Por exemplo, o estresse emocional ou as mudanças em sua rotina. Os felinos são animais que gostam de rotina, de ordem e de viver em paz e tranquilidade. Quando alguma coisa afeta sua vida e gera mudanças bruscas, seu corpo  sofre. Isso poderia ser uma mudança de lar ou a presença de um novo animal de estimação em casa.

O excesso de peso ou a falta de exercício pode influir no funcionamento do trato urinário.

O que fazer

Sobretudo não demore em marcar sua visita ao veterinário. Mas, nesse meio tempo, se você acredita que seu gato tem uma infecção urinária, faça isto em casa:

  • Sirva pequenas quantidades de comida
  • Dê água limpa ou mesmo filtrada
  • Se ele só come ração, acrescente comida úmida a sua dieta
  • Mantenha limpa sua caixa de areia
  • Se você tem mais de um gato, que cada um tenha seu lugar onde urinar
  • Não faça alterações bruscas em sua rotina

Com estes conselhos e os que o veterinário pode passar, somados à medicação que ele indicar, você evitará em parte as infecções urinárias de seu gato.

[ad_2]
Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog