Lançado no Brasil há cerca de dois meses, o sistema de checagem de notícias do Google agora funcionará também no buscador da companhia.
Chamado de”Fact Check”, o recurso operava dentro do Google News e somente em alguns países. Agora, além de funcionar no buscador, passa a ser acessado em todo o mundo.
O sistema aplica uma etiqueta a links de notícias que tenham passado pela verificação de instituições independentes. No Brasil, o trabalho é tocado por Aos Fatos, Agência Lupa e Agência Pública.
Mas, nem todos links poderão ter a mesma informação, uma vez que
as checagens podem entrar em conflito, quando analisadas por mais de uma organização.

Como usar?
Segundo o Techtudo, para ter acesso à verificação, basta pesquisar por determinado assunto que tenha notícias envolvidas no campo tradicional de buscas, ou acessar o Google Notícias no navegador web e aplicativos para Android e iPhone (iOS) . As informações checadas terão a tag “verificação de fatos” sinalizada próxima ao título.
Pelo recurso estar no início, ainda não há muitas notícias verificadas.