Até agora, a Apple foi a única empresa que apresentou um chip de 3 nanômetros ao mundo. A Qualcomm, para o próximo Snapdragon 8 Gen 3 – que será lançado em outubro, no Havaí – manterá o processo de 4nm da TSMC. Mas, segundo o analista Ming-Chi Kuo, a empresa de San Diego deve retomar sua parceria com a Samsung para desenvolver seu próprio chip de 3nm.
Qualcomm may have stopped designing chips for the Intel 20A node, meaning that Intel 18A R&D and mass production will face increased uncertainty and risk / Qualcomm可能已停止設計Intel 20A製程的晶片,意味著Intel 18A研發與量產將面臨更高不確定性與風險https://t.co/OC8QwYPJe1
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) August 8, 2023
Kuo afirma que, devido ao altíssimo custo necessário para o desenvolvimento do chip de 3nm, a Qualcomm enfrenta alguns obstáculos para se igualar à Apple. Recentemente, a dona do Snapdragon demitiu 415 funcionários devido à queda na demanda por smartphones, escancarando algumas de suas dificuldades atuais.
Aliás, ao que tudo indica, o alto custo associado ao desenvolvimento de chips de 3nm seria uma das principais razões pelas quais o Snapdragon 8 Gen 3 continuará usando o processo de 4nm da TSMC este ano.
Qualcomm & Samsung
Assim, o analista acredita que a fabricante esteja explorando uma opção de fornecimento duplo em uma parceria com a TSMC e uma retomada com a Samsung para seus futuros chipsets. Assim, a empresa gastaria menos para alcançar a produção em 3 nanômetros, mantendo a competitividade com a gigante de Cupertino.
De qualquer forma, vale lembrar que a Qualcomm trocou a Samsung pela TSMC para a produção do Snapdragon 8 Gen 1, alegando o baixo rendimento da sul-coreana na fabricação dos chipsets. Ao que tudo indica, haverá uma segunda chance.
Créditos: TecMasters