Negócios

Publicitários desenvolvem aplicativo e outros serviços para incentivar o uso da bicicleta

A marca social Bicicletando utiliza os negócios para estimular o uso das bikes nos grandes centros urbanos.

Apostando numa variedade de serviços para incentivar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras, a marca social Bicicletando vem cumprindo um importante papel em nome da mobilidade sustentável. Por meio de um aplicativo para ciclistas, ações nas redes sociais e até uma marca de roupas confortáveis, o projeto liderado por um casal de publicitários tem conseguido despertar iniciativas positivas nos usuários, que são convidados a melhorarem a qualidade de vida e a estrutura urbana para as bikes.

Aproveitando a valorização da bicicleta no Brasil e o seu potencial para estratégias de negócio, Perla e Fabrizio Topper esperam aflorar nas pessoas os benefícios das pedaladas em meio ao cenário caótico das grandes cidades. “Bicicletar é muito mais do que simplesmente pedalar. É um novo jeito de superar o estresse da rotina urbana. É distribuir sorrisos, conhecer pessoas e perceber a vida acontecendo ao seu redor”, definem os fundadores da marca social.

O aplicativo Bicicletando é uma rede social para ciclistas, que reúne informações básicas sobre distâncias e calorias, e oferece um conversor de medidas de carbono (que calcula a quantidade de poluição evitada em determinado trajeto), que estimula competições e garante uma moeda de troca para a aquisição de outros produtos oferecidos pela marca. Além disso, os usuários do aplicativo indicam suas localizações e propõem melhorias na estrutura urbana – como a construção de paraciclos e outros equipamentos – e também contam com um serviço de postagem de fotos semelhante ao Instagram, que oferece filtros de imagem e efeitos especiais aos seus usuários. O aplicativo é disponibilizado para iOS, Android e Windows Phone.

Na internet, o casal responsável pelo Bicicletando também divulga suas ações e aventuras despertadas pelo uso das bicicletas. No YouTube, a websérie “Bicicletando por aí” exibe vídeos semanais sobre as aventuras do casal pedalante em várias partes do mundo. O canal do Youtube serve também para dar complemento ao Bicicletando TV, web TV que também exibe as experiências do casal com as bikes a fim de evidenciar as realidades do modal sustentável ao redor do mundo.

Em sua divisão de moda, a marca apresenta uma linha de roupas confortáveis para o dia a dia, com estampas e mensagens divertidas, a fim de cativar os ciclistas mais descolados. As camisetas foram desenvolvidas com faixas refletivas de altíssima qualidade, importadas da Alemanha, inspiradas nos uniformes dos policiais ciclistas de Nova Iorque. O vídeo abaixo apresenta o conceito do Bicicletando:

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo