Tecnologia

Primeiros PCs com Windows 10 para arquitetura ARM serão lançados pela ASUS, HP e Lenovo

A Microsoft e a Qualcomm anunciaram durante a Computex 2017 nesta semana que os primeiros PCs com Windows 10 para arquitetura ARM serão lançados “em breve” pela ASUS, HP e Lenovo.

Windows 10 para arquitetura ARM

Esta versão do Windows 10 foi apresentada pela Microsoft em dezembro passado durante a conferência WinHEC 2016 na China.

De acordo com as informações divulgadas na época, esta versão do sistema operacional inclui a tecnologia de emulação x86 conhecida como “Cobalt”. Esta tecnologia permitirá a execução de softwares tradicionais, como o Photoshop.

A Microsoft já ofereceu uma versão do Windows para a arquitetura ARM, o Windows RT. A grande limitação desta versão é que ela só rodava aplicativos obtidos via Windows Store ou os já pré-instalados. Esta limitação acabou afastando potenciais usuários.

Com o Windows 10 para arquitetura ARM, esta limitação será uma coisa do passado. Os usuários poderão rodar tanto softwares tradicionais como o já mencionado Photoshop e o Office, como jogos populares.

Na demonstração feita no início de maio, que também pode ser vista no vídeo abaixo, foi feito o download e a instalação do popular compactador de arquivos 7-Zip. Nenhuma alteração no instalador foi necessária.

Primeiros PCs com Windows 10 para arquitetura ARM

De acordo com o anúncio feito na Computex 2017, os primeiros PCs com Windows 10 para arquitetura ARM virão equipados com o processador Qualcomm Snapdragon 835, que traz suporte integrado para 4G LTE.

Este processador já é utilizado por diversos smartphones, incluindo o Samsung Galaxy S8 e o HTC U11.

Os primeiros PCs com Windows 10 para arquitetura ARM serão na verdade portáteis híbridos que poderão ser usados como tablets e como notebooks.


De acordo com a Qualcomm, o baixo consumo de energia do Qualcomm Snapdragon 835 oferecerá uma duração de bateria 50% maior que a oferecida hoje em portáteis com processadores x86 tradicionais.

Embora tenham afirmado que o lançamento será “em breve”, nenhuma data específica foi divulgada pela Qualcomm e pela Microsoft.

Confira abaixo o vídeo falando um pouco mais sobre a nova versão do Windows 10 e o processador Qualcomm Snapdragon 835: