Tecnologia

Primeira ligação de telefone celular completa 50 anos

Enquanto muitas tecnologias completam duas décadas agora, em 2023, a primeira ligação de celular foi feita meio século atrás. Sim, é bastante tempo. No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, ex-VP e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Motorola, efetuou a primeira chamada comercial de um telefone móvel na 6ª avenida, em Nova York.

Imagem: Motorola

Usando o modelo DynaTAC 8000X, Cooper fez história ao inaugurar uma revolução na comunicação. A partir de então, as pessoas passaram a poder se falar a qualquer momento, de qualquer lugar, sem depender de telefones fixos ou dos antigos pagers.

“Quando fiz a primeira chamada de um telefone celular, sabia que era apenas o começo. Naquele momento, a Motorola e a indústria de celulares estavam iniciando uma revolução na comunicação”, disse Cooper, que ainda considera estes 50 anos como o “aquecimento” de uma tecnologia que ainda promete trazer muitos avanços que irão transformar a humanidade.

A evolução do telefone celular em 50 anos

Para comemorar a data, a Motorola relembrou a evolução do telefone celular ao longo desses 50 anos. Na época, o DynaTAC 8000X pesava quase 1kg e tinha 25 centímetros de comprimento. Nos anos seguintes, o celular foi sendo miniaturizado, com novas tecnologias embarcadas e um poder computacional que hoje os equipara a computadores.

Motorola

Imagem: Shutterstock

Depois de passar por modelos minúsculos e compactos, como o revolucionário Razr V3, no início dos anos 2000, em 2019 a marca lançou a releitura do icônico aparelho com o primeiro smartphone dobrável em formato flip, o novo motorola razr. Recentemente, seguindo sua trilha de inovação, a marca revelou um smartphone com o conceito rollable.

Smartphone enrolável da Motorola - Lenovo

Imagem: Reprodução/Lenovo


Créditos: TecMasters