Tecnologia

[Preview] O robusto Lenovo Legion GO entrega experiência satisfatória — mas o Legion Glasses ainda pode melhorar

A Lenovo também marcou presença no Brasil Game Show (BGS 2023) em dois estandes: um próprio da marca com produtos alimentados por processadores Intel, e também na AMD para promover o Legion GO, o primeiro videogame portátil da companhia — anteriormente revelado no IFA 2023.

O TecMasters teve a oportunidade de testar o aparelho portátil da Lenovo voltado para jogos durante a BGS 2023 juntamente com os wearables Legion Glasses, além de conversar com Luiz Sakuma, diretor de produtos de consumo da empresa. Veja abaixo as primeiras impressões.

Especificações do Lenovo Legion GO

Antes de tudo, vale relembrar as especificações do Legion Go.

O hardware vem equipado com processador AMD Ryzen Z1 Extreme, placa gráfica AMD RNDA e tecnologia de gerenciamento de energia inteligente. Sua tela Lenovo PureSight QHD+ de proporção 16:10 tem 8,8 polegadas com resolução ajustável de 1600p a 800p, e taxas de atualização entre 60Hz e 144Hz.

A memória é de 16 GB RAM LPDDR5X (7500 MHz) e o armazenamento é um SSD PCIe Gen4 de até 1 TB, mas há um slot micro-SD com suporte para até 2 TB de armazenamento extra. Já a bateria tem 49,2Wh de capacidade e suporte para Super Rapid Charge2, permitindo que a bateria recarregue até 70% em apenas meia hora. 

O aparelho inclui um modo bypass de energia e tecnologia térmica Coldfront que mantém o dispositivo resfriado com menos de 25dB de ruído; além de uma ventoinha de polímero de cristal líquido de 79-blade fan. Também há portas USB Type-C, suporte para DisplayPort 1.4 e Power Delivery 3.0, além de conectividade Wi-Fi 6E3 e Bluetooth 5.2. 

Por último, mas não menos importante, os controles Legion TrueStrike removíveis incluem um trackpad integrado, um D-pad grande, uma roda de mouse angular e um total de 10 botões customizáveis — gatilho, laterais e outros que se aplicam à ergonomia do aparelho, permitindo uma flexibilidade maior.

Testes com o Lenovo Legion Go

Uma das características que mais chamou a atenção durante os testes com o hardware foi sua forma física. O Legion Go é bastante robusto e um tanto mais pesado do que outros portáteis voltados para games. 

De acordo com Sakuma, o Legion Go é o “primeiro console da marca” e está há aproximadamente dois anos em desenvolvimento. “Acho que você ter a possibilidade de jogar jogos ‘Triple A’, games que exigem em alta performance geralmente, quando o gamer pensa em títulos assim, ele pensa em num desktop com muita configuração, né?”, inicia o diretor. 

“A possibilidade de jogar num console em qualquer lugar e com joystick destacável também é muito disruptivo. E dentro desse contexto, a Lenovo quis desenvolver um produto que atendesse a maior parte das comunidades gamers.”

Sakuma explica que os joysticks tem customização de até 10 botões e seu design foi pensado para atender uma grande variedade de gêneros de games: “não só para jogos como de simulação, como que Flight Simulator, Forza Horizon ou até mesmo GTA, mas também para jogos de first person shooter (FPS)”.

De acordo com o diretor, a precisão para jogos do gênero FPS, inclusive, é atribuída à base que vem com o Legion Go, onde um dos joysticks destacáveis pode ser encaixado. “Você põe [o controle] nessa base e ele se transforma em uma espécie de mouse vertical, dando mais precisão na mira e uma jogabilidade muito melhor do que em num console convencional”, complementa.

Para os testes com o Legion Go, foi possível apenas jogar a demonstração de Ghostrunner 2 (isto é, um FPS com armas brancas). Após fixar um dos controles na fase para usá-los como mouse vertical, porém, achei a movimentação um pouco confusa a princípio. Isso se deve ao fato de que não estou acostumada a jogar com mouse e teclado, mas consegui sentir que, nessa configuração, a movimentação é suave e a câmera responde bem aos direcionamentos.

Depois, resolvi voltar a acoplar os controles de volta nas laterais do display do Legion Go e jogar de maneira convencional. Como existem 10 botões nos joysticks, precisei de um pouco de tempo para me acostumar com a distribuição de comandos. A boa notícia é que esse recurso é personalizável, então é possível configurar para que a experiência seja mais acessível.

Além disso, os gatilhos, direcionais e demais botões são confortáveis de apertar. O Legion Go possui também um apoio destacável no lado inferior de sua parte traseira, o que permite jogar o portátil da Lenovo apoiado em qualquer superfície, por exemplo.

Testes com o Lenovo Legion Glasses

Na sessão de testes também estava disponível o Legion Glasses, um óculos que pode ser conectado ao Legion Go e promete uma imersão ainda maior aos jogadores. “Estamos falando de uma tecnologia com lentes micro LED e que fornecem resolução Full HD 1080P, com suporte a até 70 polegadas”, explica Sakuma.

Os óculos podem reproduzir áudio diretamente das hastes e funcionam com multi dispositivos. Isso significa que,por meio de um único fio USB-C, você pode conectá-los a um celular ou tablet compatíveis (tanto iOS quanto Android), além do próprio Legion Go. “Ele transforma qualquer dispositivo em uma segunda tela”, finaliza Sakuma.

Infelizmente, não consegui conectar meu celular, um realme 8 5G, ao Legion Glasses para testar os óculos com sua função de segunda tela. Foi possível apenas experimentar a prometida imersão com os wearables conectados ao Legion Go.

Imagem: Lenovo/Reprodução

Embora o exterior dos Legion Glasses pareça robusto, as lentes na parte de dentro são pequenas e grossas. Pessoalmente falando, não foi nem um pouco confortável vestir o acessório, já que eu uso óculos de grau para miopia e astigmatismo. Para mim, é impossível tirá-los, caso contrário, não enxergo nada — e meu oftalmologista não recomenda o uso de lentes de contato. 

Além disso, o cabo que conecta o wearable ao portátil gamer é curto, dificultando um pouco a movimentação. Infelizmente, não me senti muito mais imersa como imaginei a princípio. E tampouco confortável com a experiência do Legion Glasses.

Ainda assim, fiquei positivamente surpresa com o Legion Go. Mesmo não tendo sido possível mexer no sistema operacional (Windows), conectá-lo a um monitor ou brincar com as funcionalidades de entretenimento, jogar no portátil da Lenovo foi uma experiência satisfatória.

Outros produtos gamers ou acessíveis para quem tem interesse

Sakuma também destacou outros produtos da marca durante o bate-papo. Um exemplo é a nova linha de produtos de entrada inspirados na Legion. Para inaugurar, a marca trouxe à BGS 2023 o notebook Lenovo LOQ, que dá nome à coleção.

“Pretendemos expandir [a linha] para outros produtos, mas inicialmente, o Legion LOQ vem para suprir a necessidade da categoria de entrada de notebook [entre os gamers]. Mas para o futuro, a gente vai desenvolver acessórios”, afirma Sakuma.

O Legion Slim 5i, outro notebook gamer, também foi outro destaque da marca na BGS 2023, bem como o Legion Tower i5, um desktop gamer completo.

“Estamos na BGS desde 2018. Todo ano, o público nos questiona sobre desktop. Pela primeira vez, a Lenovo traz aqui pro Brasil a venda de um desktop da marca Legion que você tem a possibilidade de customizar.”

Para gamers, mas além dos gamers também

O diretor de produtos de consumo da Lenovo exaltou ainda como a marca vem identificando e tentando tornar seus produtos mais acessíveis para gamers, mas também para um público que não joga videogames.

“A gente começou a identificar ao longo do tempo que alguns consumidores que compravam os nossos produtos nunca o usaram para jogar”, informa Sakuma.

“Vou dar um exemplo prático: um dentista. A gente nunca imaginou, por exemplo, que um dentista compraria um notebook gamer. E por que ele está comprando um notebook gamer? Atualmente, a maioria dos dentistas estão se digitalizando, e precisam de uma placa [gráfica] dedicada, um produto de alta performance para renderizar uma arcada dentária.”

Sakuma define que um dos focos da Lenovo atualmente é a acessibilidade de forma geral, e seja o consumidor um gamer ou não, a marca fez uma parceria exclusiva com a Microsoft, ganhando três meses gratuitos de Xbox Game Pass Ultimate ao adquirir um dos produtos da empresa.

“É justamente para que o consumidor, seja ele qual for, em qualquer lugar do mundo, possa ter acesso a uma tecnologia inovadora como essa, mas pensando também no público é ou que gostaria de entrar nesse universo gamer.”

Quando o Lenovo Legion Go será lançado?

O lançamento do Lenovo Legion Go está previsto para janeiro de 2024. “A gente já começa a comercializar esses produtos aqui no Brasil também”, garante Sakuma.


Créditos: TecMasters