O Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo) e a Prefeitura de São Paulo, em parceria com as empresas prestadoras dos serviços de coleta, limpeza e varrição, lançaram na última quinta-feira (20) a campanha 'Eu jogo limpo com São Paulo'.
A iniciativa, que faz parte das medidas da “Operação Chuvas de Verão”, pretende minimizar os impactos das precipitações na cidade, levando aos cidadãos a conscientização sobre o descarte correto de lixos e resíduos.
“Se a política nacional de resíduos diz, pela primeira vez, da responsabilidade compartilhada, vamos nessa mesma política fazer com que o munícipe jogue com o que a cidade precisa, reduzindo a produção de resíduos, produzir minimamente o necessário e não pensar que a Prefeitura resolve tudo", afirmou Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur.
Já o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, explica que a campanha de conscientização se integra a ações e obras já executadas pela Prefeitura para melhorar o serviço na cidade. “A intenção é criar um movimento na cidade, envolvendo o cidadão, as crianças, a escola, a mídia e setores da Prefeitura em um esforço que não fosse algo de curta duração, mas permanente, porque cuidar da limpeza e zelar da cidade deve ser algo permanente. Por isso, não é somente uma campanha, mas um movimento”, comentou o secretário.
Além de ações de mídia como propagandas em meios de comunicação – jornais, revistas e televisão ou pontos da cidade como relógios -, a campanha terá ainda um aplicativo de celular no qual o cidadão poderá ver as formas de descarte e o horário da coleta em seu endereço. Serão produzidas ainda cartilhas de educação ambiental que serão distribuídas em escolas da rede municipal.
Vale lembrar que, atualmente, a cidade produz cerca de 18,5 mil toneladas de resíduos por dia e cerca de 98,4% são enviados para os aterros sanitários. A campanha, que terá investimentos de cerca de R$ 15 milhões por ano, será na maioria custeada pelas empresas prestadoras de serviço que, por obrigação contratual, devem investir 0,5% do valor recebido em ações de educação ambiental.
Assista ao vídeo da campanha: