“La Casa” é um prédio sustentável construído em Washington D.C., EUA, para abrigar moradores de rua. O edifício, encomendado pelo Departamento de Serviços Humanos, foi planejado para ser eficiente durante a obra e uso e ainda oferecer conforto aos moradores.
Diferente do que acontece nos abrigos tradicionais, o La Casa oferece privacidade aos beneficiados. O prédio tem capacidade para abrigar 40 homens em apartamentos individuais, equipados com banheiro, sala e uma pequena cozinha.
Foto: Divulgação
A construção levou três anos para ser concluída, desde a fase de concepção até a entrega do edifício. Em todos os seus detalhes, o prédio reflete a preocupação com a excelência em design e conforto, para que as condições oferecidas aos abrigados fossem as melhores possíveis.
Foto: Divulgação
Todos os apartamentos são equipados com grandes janelas, que vão do chão e o teto, usadas para maximizar o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural, poupando eletricidade. As unidades também são altamente funcionais e eficientes.
Foto: Divulgação
Para garantir a durabilidade da estrutura, os pisos são feitos em concreto aparente e bambu, uma matéria-prima durável e sustentável. Além disso, as bancadas são feitas com uma resina obtida a partir da reciclagem de latas.
Foto: Divulgação
O La Casa está em processo de obtenção do selo LEED Gold, que certifica as construções sustentáveis. O projeto é dos escritórios de arquitetura Studio 27 e Leo a Daly.
Redação CicloVivo