Meio Ambiente

Praça Victor Civita (SP) promove debate sobre recursos hídricos

O evento faz parte da programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

No próximo sábado (26), arquitetos e urbanistas discutirão os desafios de transformar a água em uma qualidade da cidade de São Paulo. O evento “Vivendo e Planejando com Água – Reflexão e discussão aberta” faz parte da programação da X Bienal de Arquitetura e será realizado na Praça Victor Civita, a partir das 11h.

Durante o encontro, será apresentada uma animação sobre a convivência histórica da Holanda com a água. O vídeo foi produzido especialmente para a Bienal, pelo escritório de urbanismo Posad-Rosa e mostra como este recurso pode virar uma qualidade na cidade. A animação incentivou a realização de discussões sobre qual poderia ser o significado dos projetos pensando nos recursos de água em São Paulo.

O debate contará com a presença do diretor do Posad-Rosa, Jaap Klaarenbeek, e dos professores Milton Braga e Monica Porto. A mediação é de Rafael Urano, do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Nesta décima edição, a Bienal de Arquitetura de São Paulo mudou seu formato e conceito. Ao invés de se concentrar em um único edifício no Parque Ibirapuera, se instalou em vários locais espalhados pela cidade. Além do debate, a Praça Victor Civita abriga também uma exposição fotográfica que mostra o processo de fundação de cidades em meio ao deserto.

Utilizando-se do acervo fotográfico da ONG israelense KKL, uma série de painéis conta a história de diferentes cidades construídas ou em projeto dentro do deserto do Negev.