PET

Por que os gatos adoram jogar coisas no chão

Escrito por Escobar Dog

Se você convive com um felino, com certeza, uma pergunta intrigante fica em sua mente e você levanta uma hipótese para tentar achar uma solução para esse enigma. Quais são os motivos que levam os gatos a adorar jogar coisas no chão de vez em quando? Neste artigo, tentamos encontrar algumas respostas sobre esse tema.

Um comportamento felino que pode acabar destruindo objetos valiosos da sua casa

Vale a pena lembrar que nossos amigos bichanos são famosos pelo fato de fazerem o que é do agrado deles, sem se importar com a opinião dos outros. E é essa uma das razões pelas quais nós os amamos, e até os invejamos.

No entanto, talvez, a palavra “adora” como verbo que define a atitude felina de jogar diferentes objetos no chão seja simplesmente uma opinião humana. Mesmo assim, no momento em que observamos o gato em ação, não nos resta dúvidas do fato de que ele gosta de jogar coisas no chão. Enfim…

Não podemos esquecer também que esses felinos são mais curiosos e, na hora de explorar os objetos com que se deparam, é possível que eles acabem caindo no chão.

Além disso, como não podia ser de outro jeito, os que se dedicam a estudar esses bichinhos procuraram por respostas para esse comportamento felino. Assim, se você continuar lendo, quem sabe, vai encontrar a resposta que está tanto procurando.

 Muitas vezes, você se pergunta sobre o porquê dos gatos adorarem jogar coisas no chão? Neste artigo, procuramos algumas respostas para esse comportamento dos bichanos que pode causar a destruição de uma boa quantidade dos objetos da sua casa.

Os felinos, verdadeiros caçadores natos

Uma primeira causa que motiva a atitude dos gatos de jogarem diferentes objetos no chão parece se encontrar no fato de possuírem um instinto de caça. E isso não se apagará por mais que seu gato tenha garantia de seu alimento e saia pouco ou nunca de casa.

Se você já teve a oportunidade de observar um desses felinos quando ele captura um roedor ou algum pássaro, deve ter visto que ele não o devora de imediato, e mais, às vezes, ele nem o ingere.

No entanto, o que com certeza não vai deixar de fazer é manipular sua presa com suas patas como se fosse uma brincadeira. “Da mesma forma que um gato brinca de maneira ardilosa (covarde) com o mísero rato”, como diz um famoso tango. No entanto, indo além da intenção poética desse trecho, não podemos qualificar esses animaizinhos assim. Simplesmente agem de maneira instintiva.

Então, não é loucura pensar que um bicho que passa sua vida dentro de locais fechados coloque em prática seus dotes de caçador quando se depara com diversos objetos da casa. E se esses objetos estiverem em um lugar mais alto, o mais provável é que acabem caindo no chão.

O tédio como uma das causas que levam os gatos a adorarem jogar coisas no chão

Um segundo motivo que deve ser considerado como explicação para essa prática felina é o tédio que eles sentem. Já mencionamos como primeiro motivo a curiosidade felina. Agora, acrescentamos a isso que o seu animal de estimação passa tempo demais sozinho, ou você não lhe dá a devida atenção. É muito provável que ele procure se distrair mexendo nos diversos objetos da casa que estiverem pela frente.

E claro, nesses casos, sempre existe a possibilidade de que algum objeto caia, acidentalmente, e acabe quebrando.

Dessa forma, o recomendável, além das precauções que você deveria tomar para evitar que objetos de valor terminem estilhaçados no chão, é que encontrar alguma forma do seu gato se distrair.

Se você não tem como reservar muito tempo para brincar com ele, ofereça-lhe uma boa quantidade de brinquedos seguros. Nada garante que ele gostará desses brinquedos ou que os mantenha intactos, mas, pelo menos, você vai tentar fazer alguma coisa.

Outra alternativa é encontrar algum companheiro felino de brincadeiras. Mesmo que você corra o risco de que os dois acabem quebrando objetos da casa. Além disso, os felinos são indispensáveis para a nossa vida, e nisso está boa parte do encanto deles.

Uma maneira “destrutiva” de chamar a sua atenção

Leve em consideração que também que não se trata de os gatos adorarem jogar coisas no chão. Talvez, seja uma boa forma que encontraram de chamar a sua atenção.

Pense da seguinte forma: na primeira vez que algum objeto que ele mexia acabou caindo no chão, você foi rapidamente ver o que tinha acontecido. Não há razão para que o felino não pense que se ele repetir o ato, vai conseguir o mesmo resultado. Nos referimos a conseguir ter sua presença imediatamente.

Lembre-se de que os felinos domésticos são muito inteligentes e observadores. Assim, dentro das suas possibilidades, reserve um bom tempo para fazer carinho nele e para brincar. Talvez, você consiga manter alguns objetos da casa preservados, mas isso é somente uma hipótese.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog