PET

Por que os cães ficam nos lambendo

Escrito por Escobar Dog

Quando chegamos em casa, quando ficamos vendo televisão, quando brincamos no chão… Qualquer situação é perfeita para receber um “beijo” do nosso bicho de estimação. Você quer saber por que os cães ficam nos lambendo? Então, continue lendo o artigo a seguir:

Razões que levam os cães a ficar nos lambendo

Os motivos que levam os cães a ficar nos lambendo são diversos: pode ser um hábito, um comportamento, para se comunicar conosco ou para expressar os seus desejos. Os principais motivos são:

1. Para nos conhecer

Embora o sentido mais desenvolvido dos cães seja o olfato, eles também são capazes de conhecer muito sobre outros seres e coisas que estão ao seu redor através do paladar. Essa pode ser a explicação mais lógica do porquê os cães ficarem nos lambendo. Claro, porque temos um sabor especial que transmite dois dados muito importantes: o estado de espírito e nosso estado de saúde.

2. Para expressar carinho por nós

Pode-se dizer que a lambida de um cachorro equivale a um beijo ou a um carinho dos humanos. É por isso que os cães expressam seu afeto por alguém através da língua. Você deve saber que não existe nenhuma “má intenção” por parte do animal quando ele lambe você no rosto ou na boca. Simplesmente, ele está dizendo que gosta de você, que agradece por cuidar dele, ou que está feliz ao seu lado.

3. Para nos dar as boas-vindas

Já reparou em que momento ou situação seu cachorro te lambe mais? Provavelmente, isso acontece depois dele ficar horas sem te ver (ou até mesmo minutos). Quando você volta do trabalho ou das compras, inclusive, quando você se levanta pela manhã, o seu animal de estimação vai querer te lamber. Isso pode ser entendido como um olá, ou também como um “senti sua falta”. A lambida vai vir acompanhada de um movimento agitado do rabo e saltos por toda parte.

4. Para degustar cremes ou perfumes

Esse é outro dos motivos que levam os cães a ficarem nos lambendo. Porque eles gostam dos produtos que usamos! Se você aplicou creme, passou uma loção ou borrifou um perfume… a primeira coisa que o cão vai fazer será passar a língua no local. Existem bichos de estimação que gostam mais de um produto do que outro (por exemplo, os de sabor ou aroma de frutas).

Além disso, ele pode nos lamber quando voltamos dos exercícios físicos ou quando transpiramos. Por quê? Porque os bichinhos adoram os sabores salgados… Justamente o do suor.

5. Para chamar a sua atenção

As lambidas podem ser usadas como uma forma de chamar a sua atenção. Por exemplo, se ele quiser brincar e você estiver assistindo televisão, se você estiver comendo e ele quiser um pouco da sua comida, se você estiver sentado no sofá e tenta levantar para sair, etc. Além disso, ele pode estar pedindo a você que o leve para dar um passeio, ou que você coce a barriguinha dele ou que lhe dê água para beber. Observe em quais momentos ou situações o seu cachorro lambe você e vai perceber, logo em seguida, o que ele quer.

6. Para reduzir a ansiedade

Lamber os seus donos, os seus brinquedos, a sua cama, ou a si mesmo pode ser uma técnica encontrada pelo cão para se acalmar. Por exemplo, isso pode acontecer quando estiver caindo um forte temporal (com até mesmo trovões) ou quando for viajar pela primeira vez de carro. Se se sentem ansiosos, os cães nos lambem para que você se sinta melhor.

7. Para mostrar submissão ao dono

Os cães podem usar a sua lambida para detectar odores próprios de sua raça, como, por exemplo, quando um cão for o macho-alfa ou se a cadela estiver no cio. Por isso, quando ele nos lambe, pode ser que ele esteja mostrando a sua submissão em relação a nós. Isso quer dizer que ele “aceita” que você é o alfa da matilha, e que cumprirá tudo o que você lhe ordenar (mesmo que, às vezes, haja exceções, está claro).

8. Para nos limpar

Quando os filhotes nascem, a mãe os lambe para higienizá-los. O seu cachorro pode estar querendo fazer a mesma coisa, quando passa a língua nos seus pés ou nas suas mãos, no caso de estarem sujas por qualquer motivo.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog