PET

Por que os cães comem grama?

Escrito por Escobar Dog

Talvez você já tenha se perguntado por que os cães comem grama. A primeira resposta que vem à mente é “porque ele quer fazer um detox ou seu estômago está doendo”. No entanto, estas não são as únicas razões. Nós lhe contaremos mais a seguir.

Razões pelas quais os cães comem grama

Certamente chama sua atenção quando você leva seu animal para passear ou abre a porta para ele correr feliz para o jardim de casa; mas, de repente, ele começa a comer grama como se fosse uma ovelha ou uma vaca… Tenha certeza de que nada de estranho está acontecendo com o seu melhor amigo; porque esse hábito não altera sua essência ou algo assim.

Tenha em mente que os lobos – os ancestrais do seu cão – também comem ervas ou plantas de tempos em tempos. O mesmo acontece com alguns predadores e felinos. Esse é, portanto, um comportamento herdado de milhares de anos atrás.

Embora não saibamos ao certo por que os cães comem grama, a verdade é que existem certas “hipóteses” que tentam elucidar as razões que o levam a agir dessa maneira:

  1. Fazer um detox

Isso mesmo, o que todo mundo sabe. Sabe-se que, quando um animal de estimação sente dor de estômago, comeu demais ou a comida não lhe caiu bem, sua primeira reação será comer grama, a fim de se ‘purificar’, como diz o ditado.

Basicamente, a grama vai liberar o animal do desconforto que sente; seja no estômago ou no intestinoPor esta razão, é comum ver que ele vomita ou defeca com diarreia depois; embora nem sempre seja esse o caso. Em outras ocasiões, identificamos diferentes fezes ou uma “mistura” de plantas misturadas com saliva e outras substâncias um pouco nojentas.

  1. Para variar o menu

Embora seja verdade que os cães geralmente não têm muitos problemas com o que comem, e podem “repetir” o mesmo prato toda a sua vida sem se cansar; a verdade é que às vezes eles querem desfrutar de outro sabor.

Os cães consomem vegetais – e algumas frutas – porque os consideram bons alimentos e gostam do sabor. Portanto, não é que eles comerão qualquer grama que cruze seu caminho; mas escolherão as de que mais gostam.

Por exemplo, eles podem consumir brotos tenros, ervas mais altas, gramas mais escuras, etc. Cada cão tem seus gostos particulares!

  1. Para aliviar a fome

Às vezes nós só lhe damos comida de manhã ou à noite… e o resto do tempo o animal tem fomeJá que o que ele tem disponível é a grama, ele aproveita! A grama é rica em fibras e; portanto, proporciona um efeito saciante agradável.

Cão comendo grama

Isso não significa que o cão esteja de dieta ou algo semelhante; mas que vai encher o estômago com este alimento até chegar a hora do jantar.

  1.  Cães comem grama para complementar a dieta

Em relação ao acima descrito; também pode acontecer que os cães comam grama para complementar sua dieta. Nós podemos oferecer a eles o melhor alimento do mundo; mas se considerarem que precisam de um nutriente específico, procurarão por ele na natureza.

A grama tem vitaminas e minerais que talvez a comida de todos os dias não esteja oferecendo. Consulte o veterinário para uma melhor adequação às necessidades caninas. Lembre-se de que um poodle não é a mesma coisa que um Mastiff napolitano, portanto, se quisermos suplementar sua dieta com alimentos ‘humanos’, o profissional deverá indicar a melhor opção.

Não é ruim para o cão comer grama quando sai para uma caminhada ou está no jardim de nossa casa; seja qual for o motivo que o leve a fazê-lo. Não se esqueça de que o instinto animal é sábio e que seu animal de estimação sabe o que faz. Não o proíba de comer grama; exceto se for uma planta tóxica ou tratada com pesticidas.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog