Novas regras do governo para incentivar tecnologias híbridas pode abrir portas para produção nacional
por Careca Auto-Peças
A Toyota pode resgatar os planos de produzir o Prius no Brasil. A decisão está sujeita a aprovação do projeto Rota 2030 pelo governo. A iniciativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta, entre outras propostas, a redução de impostos para as marcas que investirem em projetos de alta eficiência energética. Como o modelo é atualmente o carro mais econômico à venda no país, ele seria um forte candidato a ser beneficiado.
Um porta-voz ligado à fabricante afirmou que, diante do comprometimento do governo e da Anfavea, a produção nacional do híbrido Prius, descartada há algum tempo, volta a ser considerada. “Mais do que ampliar a linha de produtos com esse tipo de tecnologia do Brasil, o que volta para a mesa de negociações é a produção do Prius no Brasil”.
Atualmente importado do Japão e vendido por R$ 126.600, o Prius conta com um motor 1.8 VVT-i a gasolina, responsável por gerar 98 cv e 14,2 kgfm, além de um segundo motor elétrico. Juntos, eles geram 123 cv. A transmissão é CVT. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, ele tem consumo médio de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
Fonte: AutoEsporte
Créditos : Autos24h